Jogos de Improviso como Estratégia para o Bem Estar na Educação

Autores

  • Tiago Aquino da Costa e Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Alipio Rodrigues Pines Junior Universidade de São Paulo (USP)
  • Gisele Maria Schwartz Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Kaoê Giro Ferraz Gonçalves Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
  • Cleber Mena Leão Junior Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2013.684

Palavras-chave:

Jogos e Brinquedos, Criatividade, Educação

Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar a maneira como as crianças se envolvem com a proposta de vivências de jogos de improviso, utilizados como estratégia criativa na educação para o bem estar no âmbito do lazer. O estudo, de natureza qualitativa, foi desenvolvido por meio de pesquisas bibliográfica e de campo e utilizou a técnica de observação como instrumento para a coleta de dados. Fez parte do estudo uma amostra intencional composta por 81 crianças com idade média de 7 anos e 10 meses matriculadas no Ensino Fundamental I do Green Book School, São Paulo, Brasil. As atividades foram desenvolvidas durante 6 aulas práticas, sendo dois encontros semanais de 50 minutos, em que as crianças atuaram como jogadores-atores em diversas propostas de improvisações temáticas e com objetos. As informações advindas da observação foram anotadas em diário de campo e foram posteriormente analisadas por categorias, envolvendo os níveis pessoal, coletivo e artístico de envolvimento e ação. Os resultados indicam que as crianças demonstraram grande alegria, bem-estar, motivação e prazer nas atividades de improvisação propostas, apresentando bom rendimento nos três níveis de observação durante as vivências. Os jogos de improviso apresentaram-se como uma estratégia educacional interessante no caminho de construção e reconstrução de ações, por intermédio da criatividade, transpondo elementos do óbvio e do comum, que são catalisadores de novos processos psicológicos, sociológicos e artísticos.

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Publicado

2013-03-20

Como Citar

Silva, T. A. da C. e, Pines Junior, A. R., Schwartz, G. M., Gonçalves, K. G. F., & Leão Junior, C. M. (2013). Jogos de Improviso como Estratégia para o Bem Estar na Educação. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 16(1). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2013.684

Edição

Seção

Artigos Originais