Contribuições de Alguns Autores de Três das Principais Escolas Antropológicas para os Estudos do Lazer
Evolucionista, Culturalista e Funcionalista
DOI:
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2012.713Palavras-chave:
Atividades de Lazer, Antropologia, SociedadeResumo
O lazer, no sentido amplo do termo, é entendido como uma manifestação
cultural que estabelece múltiplas relações com os aspectos sociais e econômicos que constituem as sociedades contemporâneas. Assim, para que se tenha uma compreensão mais vasta das questões metodológicas das pesquisas relativas ao lazer e seu significado para o ser humano contemporâneo, fazem-se necessárias as contribuições teóricas de áreas do saber que possibilitem uma “diagnose” dos pontos nodais implícitos em suas manifestações, que por ora também contribuem para alienar e excluir o sujeito em detrimento de seu desenvolvimento sociocultural e ético. Partindo dessa perspectiva e problematizando o conceito de lazer relacionado aos sistemas de produção e às práticas mercadológicas, esse artigo analisa o que o processo discursivo das escolas antropológicas, evolucionista, culturalista e funcionalista tem a contribuir para os estudos do lazer.
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