Contribuições de Alguns Autores de Três das Principais Escolas Antropológicas para os Estudos do Lazer

Evolucionista, Culturalista e Funcionalista

Autores

  • Natalia Puke Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
  • Nelson Carvalho Marcellino Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2012.713

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Antropologia, Sociedade

Resumo

O lazer, no sentido amplo do termo, é entendido como uma manifestação

cultural que estabelece múltiplas relações com os aspectos sociais e econômicos que constituem as sociedades contemporâneas. Assim, para que se tenha uma compreensão mais vasta das questões metodológicas das pesquisas relativas ao lazer e seu significado para o ser humano contemporâneo, fazem-se necessárias as contribuições teóricas de áreas do saber que possibilitem uma “diagnose” dos pontos nodais implícitos em suas manifestações, que por ora também contribuem para alienar e excluir o sujeito em detrimento de seu desenvolvimento sociocultural e ético. Partindo dessa perspectiva e problematizando o conceito de lazer relacionado aos sistemas de produção e às práticas mercadológicas, esse artigo analisa o que o processo discursivo das escolas antropológicas, evolucionista, culturalista e funcionalista tem a contribuir para os estudos do lazer.

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Publicado

2012-09-20

Como Citar

Puke, N., & Marcellino, N. C. (2012). Contribuições de Alguns Autores de Três das Principais Escolas Antropológicas para os Estudos do Lazer: Evolucionista, Culturalista e Funcionalista. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 15(3). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2012.713

Edição

Seção

Artigos Originais