O Lazer nos Resorts Brasileiros

Um Diagnóstico na Perspectiva das Estratégias Organizacionais

Autores

  • Marcos Aguiar Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

Lazer, Resort, Estratégia, Organização

Resumo

Considerando a necessidade de se analisar o lazer nas organizações hoteleiras, este estudo se dedica a fazê-lo tendo como foco as estratégias organizacionais. O objetivo da pesquisa é realizar um diagnóstico do lazer nos resorts brasileiros na perspectiva da estratégia organizacional, de forma a identificar como ele é compreendido, tratado e desenvolvido nesses empreendimentos. O estudo possui abordagem descritiva qualitativa e utilizou a combinação das pesquisas bibliográfica, de campo e documental. A pesquisa de campo foi realizada junto a nove resorts associados a Resorts Brasil – Associação Brasileira de Resorts, enquanto que, na pesquisa documental, foram utilizados como fonte os sites dos estabelecimentos. As pesquisas levantaram dados referentes às estratégias ligadas ao lazer nos vários níveis organizacionais dos resorts. O trabalho se divide em três capítulos. No primeiro, é apresentado o contexto analítico da pesquisa, baseado nas visões de Castells (1999); Drucker (1999); Pine II e Gilmore (1999) sobre as relações da sociedade contemporânea com as organizações, quando são apresentadas as referências teóricas que versam sobre organização e estratégia organizacional. O segundo capítulo apresenta a segunda parte da referência teórica, que se refere aos resorts e suas relações com o lazer. Já o último, apresenta os resultados da pesquisa – o lazer na perspectiva das estratégias organizacionais dos resorts, analisado em quatro temáticas: o lazer nas alianças estratégicas; o lazer como produto; o lazer nas decisões estratégicas; o lazer no negócio. As temáticas são investigadas estabelecendo conexões com os novos movimentos econômicos e sociais intitulados como “sociedade das organizações”, “economia da experiência” e “sociedade em rede”, analisando como eles vêm confirmando tendências nas estratégias organizacionais de lazer, através da especialização das tarefas nas organizações, da formação de redes de empresas e da transformação de produtos em experiências. O estudo mostra a complexidade do ambiente de negócio e organizacional nos quais estão imersos os resorts e, por conseguinte, o lazer. Revela como a conjuntura social e econômica, o mercado consumidor, os investidores, a natureza do negócio e a administração de cada organização estabelecem uma intricada rede de relações que é decisiva na participação do lazer nas estratégias organizacionais dos empreendimentos.

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Publicado

2010-09-20

Como Citar

Barbosa, M. A. (2010). O Lazer nos Resorts Brasileiros: Um Diagnóstico na Perspectiva das Estratégias Organizacionais. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 13(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/805

Edição

Seção

Tome Ciência