O Esporte e suas Práticas no PELC

Desafios para a Educação à Distância

Autores/as

  • Eliene Lopes Faria Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2017.1665

Palabras clave:

Esportes, Atividades de Lazer, Educação a Distância

Resumen

Este texto propõe apresentar reflexões sobre o esporte e suas práticas no Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), tendo como fio condutor para o debate os desafios da educação à distância. O objetivo foi analisar as características e implicações da formação em EAD e do esporte nesse contexto. Para isso aborda reflexões gerais sobre esse modo de educação, problematiza a intercessão ao esporte, lazer e EAD, sob o foco da aprendizagem, e explora alguns elementos que possam permitir a tematização do esporte na EAD. 

 

 

 

Referencias

BRACHT, Valter. Educação física e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister, 1992.

BRASIL. Decreto n. 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 20 dez. 2005. Disponível em: https://ead.ufsc.br/files/2008/07/1_decreto_56221.pdf. Acesso em: maio 2017.

______. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: maio 2017.

FARIA, Eliene Lopes. O esporte na cultura escolar: usos e significados. 2001. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), Belo Horizonte, 2001.

FARIA, Eliene. A aprendizagem da e na prática social: um estudo etnográfico sobre as práticas de aprendizagem do futebol em um bairro de Belo Horizonte. 2008. 229 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, 2008.

FARIA, L. F; ROSA, M. C. Esporte, lazer e juventude. 2016 (mimeog.).

GOMES, A. M. R. Antropologia da criança: qual antropologia? In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 35, 2011, Caxambu. Anais... Caxambu: ANPOCS, 2011.

______.; FARIA, E. L. Lazer e diversidade cultural. Brasília: SESI/DN, 2005.

______.; FARIA, E. L.; BERGO, R. Sobre o projeto e o processo de pesquisa na elaboração de monografias. Metodologias e Participação. Belo Horizonte: UFMG, 2009, v. 03, p. 09-36.

INGOLD, Thin. The perception of the environment: essays on livelihood, dwelling and skill. New York: Routledge, 2000.

______. Beyond art and technology: the anthropology of skill. In: SCHIFFER, M. B. Anthropological perspectives on technology. Albuquerque (NM): University of New Mexico Press, 2001a. p. 17-31.

______. From the transmission of representations to the education of attention. In: ______. The debated mind: evolutionary psychology versus ethnography. Oxford: Harvey Whitehouse, 2001b.

KONRATH, M. L. P.; TAROUCO, L. M. R.; BEHAR, P. A. Competências: desafios para alunos, tutores e professores da EaD. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7 n. 1, sem paginação, jul. 2009, Disponível em: http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/13912. Acesso em: abr. 2017

LAVE, J. Apprenticeship in critical ethnographic practice. Chicago: University of Chicago Press, 2011.

______. Aprendizagem como/na prática. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 21, n. 44, p. 37-47, jul./dez, 2015.

______. Everyday life and learning. In: MURPHY, P.; MCCORMICK, R. (Ed.). Knowledge and practice: representations and identities. London: Sage/Open University, 2008.

LAVE, Jean, WENGER, Etienne. Situated learning. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

______. The practice of learnig. In: CHAIKLIN, S.; LAVE, J. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.

LEMGRUBER, M. S. Educação à distância: para além dos caixas eletrônicos. Portal do MEC. Disponível em: <https://portal.mec.gov.br/arquivos/conferencia/documentos/marcio_lemgruber.pdf> 2012.

MARCHAND, T. H. J. Making knowledge: explorations of the indissoluble relation between minds, bodies, and environment. Journal of the Royal Anthropological Institute, 2010. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1467-9655.2010.01607.x/full . Acesso em: jan. 2010.

MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a distancia: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

SAHLINS, Marshall. História e cultura: apologias a Tucídides. Tradução de Maria Lúcia de Oliveira. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

TOREN, C. Making history: the significance of childhood cognition for a comparative anthropology of mind. Man (N.S.), n. 28, p. 461-78, 1993.

TREVOR H. J. Marchand. Making knowledge: explorations of the indissoluble relation between minds, bodies, and environment. Journal of the Royal Anthropological Institute, 2010. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1467-9655.2010.01607.x/full . Acesso em: jan. 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG); Centro de Apoio a Educação a Distância (CAED). Formação técnico-pedagógica para tutores de educação à distância. Belo Horizonte: CAED-UFMG, 2013. 121 p.; il.

VELHO, Otávio. Trabalhos de campo: antinomias e estradas de ferro. Aula inaugural no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UERJ, mar. 2006.

VINCENT, Guy; LAHIRE, Bernard; THIN, Daniel. Sobre a história e teoria da forma escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, p. 7-48, jun. 2001.

Publicado

2017-07-21

Número

Sección

Artigos de Revisão

Cómo citar

O Esporte e suas Práticas no PELC: Desafios para a Educação à Distância. (2017). LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 20(2), 379-401. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2017.1665