Representação do Ócio no Brasil no Início do Século XIX a Partir da Obra de Debret

Relações entre Lazer e Arte

Autores/as

  • Danielly Dias Sandy Centro Universitário Internacional UNINTER
  • Katiuscia Mello Figuerôa Centro Universitário Internacional UNINTER
  • André Luiz Pinto dos Santos Centro Universitário Internacional UNINTER

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2020.19592

Palabras clave:

Atividades de Lazer, Pintura, Arte

Resumen

O presente artigo traz uma reflexão teórica realizada por meio de análise de três obras produzidas pelo artista francês Jean-Baptiste Debret durante o período em que esteve no Brasil, no início do século XIX. As obras selecionadas foram analisadas com base na teoria e conceitos propostos pelo historiador da arte Michael Baxandall. Assim, o objetivo foi destacar obras de Debret que representassem cenas de gênero mostrando momentos de ócio e lazer para, a partir delas, aplicar a metodologia de observação de obras de arte proposta por Baxandall. O método empregado foi de abordagem qualitativa com enfoque indutivo na análise dos dados coletados, bem como a pesquisa é bibliográfica e empreendida pelo uso de fontes secundárias. Por fim, considerou-se que as obras de Debret retratam muito mais do que cenas de gênero, sendo também testemunhos históricos no tocante a hábitos e costumes marcantes de uma sociedade de época.

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Publicado

2020-03-11

Número

Sección

Artigos Originais

Cómo citar

Representação do Ócio no Brasil no Início do Século XIX a Partir da Obra de Debret: Relações entre Lazer e Arte. (2020). LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 23(1), 35-60. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2020.19592