Museus para Quem?
Interações entre Perfil de Público, Lazer e Turismo
DOI:
https://doi.org/10.35699/2447-6218.2022.39107Palabras clave:
Museus, Atividades de lazer, TurismoResumen
O artigo reflete sobre turismo, museus e lazer a partir do estudo de público. Consiste em pesquisa quantitativa realizada em dois museus de ciências em Belo Horizonte, Minas Gerais. A amostra foi 342 formulários, distribuídos entre as instituições pesquisadas, sendo 171 em cada. Para a obtenção dos dados foram utilizados dois instrumentos: formulário para a abordagem quantitativa e a observação de campo, para dados qualitativos. Para o tratamento dos dados, foi utilizado o programa R, versão 3.6.1, com análise de regressão e correlação. Os resultados apontam que o perfil do público se assemelha a outros no contexto nacional e internacional e confirmam o status de elite dos espaços. No caso específico do Brasil, o fator cultural pode ser destacado como uma característica definidora do distanciamento da população. Uma surpresa identificada na pesquisa foi o baixo índice de visitantes que podem ser definidos como turistas.
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