Espaço Univer-Cidade e PELC
A Experiência do Grupo GEPLEC/UFP na Gestão do Programa de Esporte e Lazer na Cidade de Curitiba
DOI:
https://doi.org/10.35699/2447-6218.2012.742Palabras clave:
Ensino, Pesquisa, Extensão, LazerResumen
O presente texto visa relatar os caminhos didático-metodológicos norteadores da implantação do PELC/UFPR, no período de 2008 a 2009, desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Lazer, Espaço e Cidade da UFPR (GEPLEC), localizado no CEPELS/DEF/UFPR. Esta ação se consolidou de forma articulada entre ensino-pesquisaextensão, com intervenções práticas no âmbito do lazer para a comunidade e formação continuada para professores e educadores. Para tanto, os conteúdos como jogo, esporte, dança, lutas, teatro, música, capoeira, práticas corporais na natureza, entre outras ações, foram desenvolvidos, ampliados e transformados. Tal ação partiu do princípio que as experiências no tempo-espaço do lazer podem se constituir como uma prática sociocultural, pedagógica e política.
Referencias
CARLOS, Ana Fani Alessandri. O espaço urbano: novos escritos sobre a cidade. São Paulo: Contexto, 2004.
FALCÃO, Emmanuel Fernandes. Vivência em comunidade: outra forma de ensino. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2006.
FÓRUM Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Documento Final do I Encontro de Pró-Reitores de Extensão das Univesidades Públicas Brasileiras, 1987. In: GARRAFA, Volnei. Extensão: a universidade construindo saber e cidadania. Relatório de atividades 1987/1988. Brasília : Ed. UNB, 1989. 124 p.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação. Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 1980.
LEFEBVRE, Henri. A natureza e o domínio da natureza. In: _____. Introdução à Modernidade - Prelúdios. RJ: Paz e Terra, 1969.
MAFFESOLI, Michel. No fundo das aparências. Petrópolis: Vozes,1994.
MASCARENHAS, Fernando. Lazer como prática de liberdade: uma proposta educativa para a juventude. 2. ed. Goiânia: UFG, 2004.
TUAN, Y. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Tradução de Lívia de Oliveira. São Paulo: Difel, 1983.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.