Relações entre Corpo e Máscara no Carnaval de Veneza

Autores/as

  • Vitor Hugo Marani Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Larissa Michelle Lara Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2015.1083

Palabras clave:

Corpo, Festa, Cultura

Resumen

Esta investigação teve por objetivo analisar como foliões trajados tradicionalmente no carnaval de Veneza concebem a máscara e como a relação corpo-máscara é construída no tempo-espaço da festa. O estudo materializa-se com a imersão no cotidiano veneziano e nas festividades carnavalescas, nas quais o costume de adornar-se com máscaras compõe a festa. Observações e entrevistas foram os instrumentos realizados nessa pesquisa, a qual contou com a participação de cinco foliões trajados tradicionalmente em locais públicos da cidade. Os dados apontam para a dialética entre corpo e máscara: ora tal relação se expressa pela busca de experiências relacionadas à dimensão lúdica, à construção estética como via para se alcançar o protagonismo na festa e à representação teatral; ora ela ocorre a partir da lógica “máscara produto”, repleta de significados relacionados à dimensão turística que vê na máscara o potencial de consumo.

 

 

 

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Publicado

2015-05-08

Cómo citar

Marani, V. H., & Lara, L. M. (2015). Relações entre Corpo e Máscara no Carnaval de Veneza. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 18(1), 247–270. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2015.1083

Número

Sección

Artigos Originais