Animação Educativa e Cultura Afrobrasileira

O Caso do Museu Afro Brasil

Autores

  • Silvana dos Santos Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Giuliano Gomes de Assis Pimentel Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1202

Palavras-chave:

Museus, Animação, Atividades de Lazer

Resumo

Este estudo destacou a existência de conteúdos afrobrasileiros, e os possíveis caminhos metodológicos existentes na animação educativa (educação para e pelo lazer) com a temática afrobrasileira na Educação Física. O lócus do estudo foi o Museu Afro Brasil, por ser um equipamento de lazer facilitador de conteúdos relacionados às manifestações culturais afrobrasileiras e por possuir intervenções educativas relacionadas a esse acervo. Assim, tem-se por objetivo, descrever a educação para e pelo lazer por meio da animação do Museu Afro Brasil. Foram descritas as práticas sociais afrobrasileiras privilegiadas no Museu, com ênfase na compreensão dessas práticas, da ação dos educadores e dos processos pedagógicos envolvidos no tocante à educação para e pelo lazer nesse ambiente. Chama atenção a estratégia do museu em realçar a corporeidade afrobrasileira como conhecimento. O estudo constatou que as abordagens das manifestações culturais afrobrasileiras são formas de desconstruir estereótipos e ideias preconcebidas que, por vezes, codificam as ações do sujeito.

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Publicado

2016-03-01

Como Citar

Santos, S. dos, & Pimentel, G. G. de A. (2016). Animação Educativa e Cultura Afrobrasileira: O Caso do Museu Afro Brasil. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 19(1), 259–283. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1202

Edição

Seção

Artigos Originais