O Corpo em Outdoors da Cidade de Natal/RN

Autores

  • Iasmim de Pontes Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Marcel Alves Franco Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Maria Isabel Brandão de Souza Mendes Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1241

Palavras-chave:

Corpo Humano, Propaganda, Educação Física

Resumo

Nesta pesquisa, realizamos um estudo documental a partir de seis outdoors da cidade de Natal/RN e, a partir da análise de conteúdo, nosso objetivo foi identificar o ideal de corpo divulgado em outdoors da cidade de Natal. Como critério, as imagens deveriam estar relacionadas aos cuidados com o corpo e com a saúde. Foi a partir de propagandas de suplementos alimentares, academias, estúdios de pilates e clínicas de nutrição que problematizamos a construção e divulgação de um ideal de corpo, de musculatura definida, sedutor, feliz e magro, na tentativa de apontar algumas implicações para a Educação Física, no tocante à saúde, ao consumo, ao lazer, entre outras temáticas. Concluímos ser imprescindível os profissionais de Educação Física refletirem sobre a proliferação do culto ao corpo em nossa sociedade, incluindo sobre o uso de imagens do corpo nos outdoors.

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Publicado

2016-06-01

Como Citar

Araújo, I. de P., Franco, M. A., & Mendes, M. I. B. de S. (2016). O Corpo em Outdoors da Cidade de Natal/RN. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 19(2), 136–167. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1241

Edição

Seção

Artigos Originais