Percepções de Lazer de Praticantes de Musculação de uma Academia Privada de São José (SC)

Autores/as

  • Elin Eli Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Priscila Mari dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Alcyane Marinho Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1354

Palabras clave:

Percepção, Atividades de Lazer, Treinamento de Resistência

Resumen

Este estudo teve como objetivo geral investigar as percepções de lazer dos praticantes de musculação de uma academia privada de São José/SC. Foi realizada pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. Participaram 30 pessoas (12 do sexo masculino e 18 do sexo feminino), com média de idade de 36,7±12,8 anos, praticantes de musculação há, pelo menos, dois anos. Foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada. Os dados foram organizados com o auxílio do software NVivo, versão 9.2, e analisados por meio da técnica de análise categorial de conteúdo, modalidade temática. Os resultados indicam que os investigados apresentaram preocupações com o corpo e com a saúde, buscando a musculação principalmente por esses aspectos. Contudo, a maioria percebeu a musculação como lazer, associando-os ao prazer, ao bem-estar, à diversão, ao descanso, à distração, ao tempo disponível e à socialização.

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALMEIDA, Rogério Tosta de; SILVA, Renê Rogério Souza da. Estudo comparativo da autonomia funcional de idosas praticantes de hidroginástica, musculação e não praticantes de exercícios físicos. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 22, n. 4, p. 88-96, 2014.

ANDRADE, Cleide Lugarini; WIIK, Cristiano Braune; VASCONCELLOS, Maria da Penha Costa. Corpo e cultura e corpo e saúde: análise do suplemento semanal de um jornal paulista. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 58-67, set./dez. 2004.

BARDIN, Laureance. Análise de conteúdo. Ed. rev. e atual. Lisboa: Edições 70, 2010.

BELLONI, Maria Luiza. O lazer espetacularizado: cultura do narcisismo e indústria cultural. Motrivivência, Florianópolis, v. 12, n. 17, p. 1-13, jul. 2001.

CAMARGO, Luiz Octávio de Lima. O que é lazer? São Paulo: Brasiliense, 1986.

CUNHA, Angela Cristina. Os conteúdos físico-esportivos no lazer em academias: atividade ou passividade? In: MARCELLINO, Nelson Carvalho (Org.). Lúdico, educação e educação física. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2003. p. 149-159.

DUMAZEDIER, Joffre. Valores e conteúdos culturais do Lazer. São Paulo: SESC, 1980.

GAYA, Adroaldo et al. Ciências do movimento humano: introdução à metodologia da pesquisa. Porto Alegre: Artmed, 2008.

GOMES, Christianne Luce. Dicionário crítico do lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

IHRSA - INTERNATIONAL HEALTH, RACQUET & SPORTSCLUB ASSOCIATION (IHRSA Global Report). The state of the health club industry. 2014. Disponível em <https://www.ihrsa.org/ihrsa-global-report> . Acesso em: 21 out. 2015.

MARCELLINO, Nelson Carvalho. Academias de ginástica como opção de lazer. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 11, n. 2, p. 49-54, jun. 2003.

______. Estudos do lazer: uma introdução. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

______. Lazer e cultura. São Paulo: Alínea, 2007.

MARINHO, Alcyane et al. Grupos de Pesquisa em Lazer e Intercâmbios Internacionais. Licere, Belo Horizonte, v. 14, n. 3, p. 1-21, set. 2011.

______; SANTOS, Priscila Mari dos; FARIAS, Gelcemar Oliveira. Competências e formação profissional: reflexões sobre um projeto de ensino. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 20, n. 3, p. 46-54, 2012.

MATSUO, Renata Frazão; MIRANDA, Maria Luiza de Jesus; VELARDI, Marília. O sentido de saúde e as implicações para a prática de educação física em idosos. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 22, n. 1, p. 129-138, jan./mar. 2011.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Trabalho de campo: contexto de observação, interação e descoberta. In: ______. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 31. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 61-77.

PRAZERES, Marcelo Viale. A prática da musculação e seus benefícios para a qualidade de vida. 2007. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Centro de Educação Física, Fisioterapia e Desportos, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

SABA, Fabio. Aderência: à prática do exercício físico em academias. São Paulo: Manole, 2001.

SALVADOR, Bruno Sales. Motivos de praticantes de musculação em academias. 2008. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

SILVA, Débora Alice Machado et al. A importância da recreação e do lazer. Brasília: Gráfica e Editora Ideal, 2011.

SIMÕES, Christiane Salum Machado et al. Análise da qualidade de vida de professores e alunos de musculação: um estudo comparativo. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, Pelotas, v. 16, n. 2, p. 107-112, 2011.

STUCCHI, Sérgio. Espaços e equipamentos de recreação e lazer. In: BRUHNS, Heloisa Turini (Org.). Introdução aos estudos do lazer. Campinas: Unicamp, 1997. p. 105-121.

TAHARA, Alexander Klein; CARNICELLI FILHO, Sandro. Atividades físicas de aventura na natureza (AFAN) e academias de ginásticas: motivos de aderência e benefícios advindos da prática. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 3, p. 187-208, jul./set. 2009.

TESSMER, Chiara Scaglioni et al. Insatisfação corporal em frequentadores de academia. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 14, n. 1, p. 7-12, 2006.

TORRI, Gisele; BASSANI, Jaison José; VAZ, Alexandre Fernandez. Dor e tecnificação no contemporâneo culto ao corpo. Pensar a Prática, Goiânia, v. 10, n. 2, p. 261-273, jul./dez. 2007.

ZAITUNE, Maria Paula do Amaral et al. Fatores associados ao sedentarismo no lazer em idosos, Campinas, São Paulo, Brasil. Caderno Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 23, n. 6, p. 1329-1338, jun. 2007.

Publicado

2017-01-17

Cómo citar

Eli, E., Santos, P. M. dos, & Marinho, A. (2017). Percepções de Lazer de Praticantes de Musculação de uma Academia Privada de São José (SC). LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 19(4), 82–105. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1354

Número

Sección

Artigos Originais