Capoterapia como Lazer e Atividade Física Lúdica para Idosos

Uma Percepção dos Capoterapeutas

Autores

  • Maria Márcia Viana Prazeres Universidade Católica de Brasilia (UCB)
  • Marilda Teixeira Mendes Universidade Católica de Brasilia (UCB)
  • Ioranny Raquel Castro de Sousa Universidade Católica de Brasilia (UCB)
  • Rafaello Pinheiro Mazzocante Universidade Católica de Brasilia (UCB)
  • Demerson Godinho Maciel Universidade Católica de Brasilia (UCB)
  • Claudia Ribeiro Universidade Católica de Brasilia (UCB)
  • Nanci Maria de França Universidade Católica de Brasilia (UCB)
  • Tânia Mara Vieira Sampaio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1362

Palavras-chave:

Idoso, Atividades de Lazer, Atividade Motora

Resumo

A Capoterapia tem em sua fundamentação o aspecto lúdico como elemento primordial para a adesão desta atividade física pelas pessoas idosas em seu momento de lazer. O objetivo deste estudo foi identificar a percepção de um grupo de capoterapeutas acerca dos benefícios da Capoterapia para idosos. A pesquisa de caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, realizada com 11 capoterapeutas, por meio de entrevistas semiestruturadas e o tratamento dos dados incluíram transcrição e categorização das entrevistas e análise de conteúdo. As categorias com suas subcategorias foram: Dimensão Psicológica: autoestima e autoeficácia; Dimensão Física: bem-estar corporal e habilidade física; Sociabilidade: viagem e solidariedade e Ludicidade: musicalidade e memória. A Capoterapia como atividade física de caráter lúdico contribui para a melhoria de diversos aspectos da vida dos idosos em seus momentos de lazer.

 

 

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Publicado

2017-01-17

Como Citar

Prazeres, M. M. V., Mendes, M. T., Sousa, I. R. C. de, Mazzocante, R. P., Maciel, D. G., Ribeiro, C., França, N. M. de, & Sampaio, T. M. V. (2017). Capoterapia como Lazer e Atividade Física Lúdica para Idosos: Uma Percepção dos Capoterapeutas. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 19(4), 320–340. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1362

Edição

Seção

Artigos Originais