Jogos Cooperativos e Crianças

Reflexões Sobre um Grupo de Psicologia de um Centro de Saúde de Florianópolis (SC)

Autores

  • Daliana Stephanie Lecuona Universidade do Estado de Santa Catarina (UESC)
  • Alcyane Marinho Universidade do Estado de Santa Catarina (UESC)
  • Juliana de Paula Figueiredo Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Cláudio Sausen Mallmann Faculdade Energia de Administração e Negócios (FEAN)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1862

Palavras-chave:

Humanização da Assistência, Jogos e Brinquedos, Criança

Resumo

Objetivou-se conhecer as atividades promovidas a crianças de um Grupo de Psicologia em um centro de saúde de Florianópolis (SC); oportunizar a vivência de jogos cooperativos e investigar seus desdobramentos na promoção da saúde. Configurou-se como pesquisa de campo, descritivo-exploratória, com abordagem qualitativa, utilizando-se de entrevistas, realizadas após três encontros para vivência dos jogos cooperativos, além da visita a um espaço lúdico interativo. Participaram sete crianças e a profissional responsável pelo grupo. Os resultados apontam a aceitabilidade dos jogos cooperativos pelos investigados, os quais podem possibilitar uma percepção de mudança em seus comportamentos e ações com relação a si mesmas e aos outros. Salienta-se o repensar sobre as estratégias com o “cuidado”, promovendo por meio da humanização efetiva, a possibilidade de uma atenção plena, para além das necessidades biológicas.

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Publicado

2018-09-24

Como Citar

Lecuona, D. S., Marinho, A., Figueiredo, J. de P., & Mallmann, C. S. (2018). Jogos Cooperativos e Crianças: Reflexões Sobre um Grupo de Psicologia de um Centro de Saúde de Florianópolis (SC). LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 21(3), 28–56. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1862

Edição

Seção

Artigos Originais