Tarifa Domingueira

Uma Policy Analysis de uma Política Pública de Incentivo à Circulação na Cidade de Curitiba-PR e os Impactos no Âmbito do Lazer

Autores

  • Bruno David Rodrigues Neca Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Simone Rechia Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2020.19803

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Cidades, Transportes, Política Pública

Resumo

O transporte público oportuniza o acesso às experiências e aos espaços de lazer, nos centros urbanos para as comunidades periféricas, democratizando os bens culturais da/na cidade. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é analisar o ciclo político da “Tarifa Domingueira”, da cidade de Curitiba-Paraná, que incentivava o uso do transporte público para o lazer. Utilizou-se da pesquisa documental, para efetuar a investigação e análise da Domingueira, da implantação à extinção do programa. Conclui-se que o ciclo político foi regido pelos interesses das diferentes gestões, atores políticos, instituições público-privadas diretamente ligadas ao sistema de transporte e à gestão da cidade, porém, pouca intervenção de grupos sociais organizados. Assim, faz-se necessário fomentar a participação da sociedade civil nos ciclos políticos para fomentar a participação democrática na política e o acesso aos bens culturais.

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Publicado

2020-03-24

Como Citar

Neca, B. D. R., & Rechia, S. (2020). Tarifa Domingueira: Uma Policy Analysis de uma Política Pública de Incentivo à Circulação na Cidade de Curitiba-PR e os Impactos no Âmbito do Lazer. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 23(1), 582–613. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2020.19803

Edição

Seção

Artigos Originais