Gênero, Cultura e Lazer

Potências e Desafios dessa Articulação

Autores

  • Dagmar Estermann Meyer Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • André Luiz dos Santos Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2020.24092

Palavras-chave:

Gênero, Cultura, Atividades de Lazer

Resumo

Ancorado nos estudos de gênero pós-estruturalistas e nos estudos queer, especialmente naqueles que se articulam, no campo da educação, às teorizações de Michel Foucault e aos estudos culturais, este texto apresenta e discute princípios, pressupostos e ferramentas teórico-metodológicas com as quais temos trabalhado, para conectá-los a temas e questões que dizem respeito aos estudos sobre e no lazer. Para tanto, ao tomarmos a cultura como elemento constituinte do lazer e ponto de articulação com os estudos de gênero e com os estudos culturais, foi possível produzir um conjunto de problematizações que nos permitem colocar em suspeição, desde as práticas de significação que disputam o que é lícito no lazer, até os fenômenos e práticas que escapam às normativas e produzem outras possibilidades de (re) existência no / pelo lazer.

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

Meyer, D. E., & Silva, A. L. dos S. (2020). Gênero, Cultura e Lazer: Potências e Desafios dessa Articulação. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 23(2), 480–502. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2020.24092

Edição

Seção

Artigos de Revisão