Lazer e Cultura Digital

Abordagens sobre E-Leisure em Periódicos do JCR

Autores

  • Renata Laudares Silva Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Raiana Lídice Mór Fukushima Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Ana Paula Evaristo Guizarde Teodoro Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Elisangela Gisele do Carmo Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • José Pedro Scarpel Pacheco Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Gisele Maria Schwartz Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Giselle Helena Tavares Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2020.26876

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Tecnologia, Base de Dados

Resumo

Os avanços das tecnologias imprimiram a necessidade de alterações dos paradigmas que envolviam os estudos do lazer (EL), instigando novos olhares sobre as vivências no e-leisure. Assim, procurou-se investigar como as abordagens acerca da temática e-leisure são apropriadas nos EL, dentro dos periódicos dessa área, cadastrados na base do Journal Citation Reports (JCR). Foram criadas as categorias de análise: E-leisure e o lazer off-line; Compreensão sobre a incorporação do e-leisure na sociedade contemporânea; O papel do e-leisure na interação social. Os dados revelam o papel do lazer digital como fomentador de valores e de aproximação de culturas. Conclui-se que o e-leisure facilita o compartilhamento de diferentes culturas, podendo proporcionar a expansão das fronteiras sociais e políticas. Entretanto, também pode gerar alguns impactos negativos, haja vista as possibilidades do uso indevido do espaço virtual.

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

Silva, R. L., Fukushima, R. L. M., Teodoro, A. P. E. G., Carmo, E. G. do, Pacheco, J. P. S., Schwartz, G. M., & Tavares, G. H. (2020). Lazer e Cultura Digital: Abordagens sobre E-Leisure em Periódicos do JCR. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 23(4), 372–399. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2020.26876

Edição

Seção

Artigos Originais