O Lazer no Campo Científico da Educação Física
Periódicos, Agentes, Instituições e Estados
DOI:
https://doi.org/10.35699/2447-6218.2024.54932Palabras clave:
Atividades de lazer, Produção científica e tecnológica nacional, Educação FísicaResumen
O objetivo deste artigo foi identificar em quais periódicos da Educação Física brasileira ocorre a produção sobre o lazer e quais agentes, instituições e estados produzem sobre o assunto. Utilizamos a base teórica de Pierre Bourdieu para refletir sobre os achados deste estudo. Constatamos um crescimento produtivo no número de artigos sobre o lazer que são encontrados em sua maioria na Revista Licere, com 49,46% dos artigos, seguida pela Revista Brasileira de Estudos do Lazer, com 12,04%. Sobre os agentes, identificamos uma média de 2,62 por artigo. Ademais, 74,63% deles resumiram sua contribuição acerca do lazer a somente um texto. Constatamos que a produção sobre o tema acontece, preponderantemente, nas instituições de ensino superior, principalmente, nas públicas. Por fim, destacamos São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, como locais que mais produzem sobre o assunto.
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