Lazer e Educação Física Escolar
Experiência Pedagógica em uma Escola da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.35699/2447-6218.2012.718Palabras clave:
Atividades de Lazer, Educação Física e treinamento, CulturaResumen
O presente estudo objetivou relatar uma experiência pedagógica com alunos do ensino médio de uma escola pública do interior de Mato Grosso, na disciplina de educação física. Tal experiência foi fundamentada na perspectiva da educação para o lazer. Nas aulas de educação física escolar é predominante o ensino do esporte, sendo esse elemento da cultura fortemente influenciado pelo modelo de alto rendimento e pelos meios de comunicação de massa. As modalidades esportivas são, muitas vezes, trabalhadas na educação física escolar com ênfase na técnica corporal, de maneira repetitiva e sem a devida criticidade, oferecendo pouca contribuição para a formação integral dos alunos. Nesse sentido, a aula de educação física com a finalidade de viabilizar aos alunos o acesso ao conhecimento da cultura corporal, com base na perspectiva da educação para o lazer, pode ser um contributo no sentido de que os alunos possam aproveitar, ao longo da vida, de seus momentos de lazer com qualidade, criatividade e criticidade. Como resultado, nota-se que a educação para o lazer é uma possibilidade teórica e prática a ser explorada na escola.
Descargas
Citas
BRACHT, V. Esporte na escola e esporte de rendimento. Movimento, Porto Alegre, v.6, n.12, p.14-24, jan./jun, 2000.
________. Educação Física e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister, 1992. 122 p.
CHICATI, K.C. Motivação nas aulas de educação física no ensino médio. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v.11, n.1, p.97-105, 2000.
CRUZ DE OLIVEIRA R. Na “periferia” da quadra. Educação Física, cultura e sociabilidade na escola. 2010. 201 f. Tese (Doutorado)- Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.
DAOLIO, J. Cultura, Educação Física e futebol. 2. ed. Campinas: Unicamp, 2003. 219 p.
________. Educação Física Escolar: em busca da pluralidade. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v.10, n. 2, supl.2, p.40-42, 1996.
DEON A. da S.; FONSECA G. M. M. A importância da educação física na formação escolar: a opinião dos alunos do ensino médio. Lecturas, Educación Física y Deportes Revista Digital, Buenos Aires, v. 14, n. 142, p.1-14, mar. 2010. Disponível em: http://www.efdeportes.com. Acesso em: 08 nov.2010.
FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. 4. ed. São Paulo: Scipione,1997. 224 p.
FREIRE, J. B.; SCAGLIA, A. J. Educação como prática corporal. São Paulo: Scipione,2009. 192 p.
JORNAL DA GLOBO. 4ª Divisão - O lado D do futebol. Disponível em: < http://g1.globo.com/videos/jornal-da-globo/>. Acesso em: 04.jun. 2010.
LOPES DA SILVA, C. Vivência de atividades circenses junto a estudantes de educação física:reflexões sobre educação física no ensino médio e tempo livre. Licere, Belo Horizonte, v.12, n.2, p.1-17, jun, 2009.
LOPES DA SILVA, C. Mediação de sentidos: aulas compartilhadas no Brasil e em Portugal junto a estudantes de Educação Física. 2008.167f. Tese (Doutorado)- Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.
MARCELLINO, N. C. Lazer e Educação. 15. ed. Campinas: Papirus, 2010. 144 p.
________. Lazer e educação. 10. ed. Campinas: Papirus, 1987. 164p.
________. Lazer e sociedade: algumas aproximações. In: MARCELLINO, N. C. (Org.). Lazer e sociedade: múltiplas relações. Campinas: Editora Alínea, 2008. p. 11-26.
PINHEIRO, R. R. Subsídios para uma política de educação para o lazer nas aulas de educação física do município de São José/SC. Licere, Belo Horizonte, v.10, n.2, p.1-20, ago, 2007.
PINTO, L. M. S. de M. Lazer e educação: desafios da atualidade. In: MARCELLINO, N. C. (Org.). Lazer e sociedade: múltiplas relações. Campinas: Editora Alínea, 2008. p.45-61.
________. Vivência lúdica no lazer: Humanização pelos jogos, brinquedos e brincadeiras. In: MARCELLINO, N. C. (Org.). Lazer e cultura. Campinas,SP: Editora Alínea, 2007.p.181-193.
RODRIGUES JÚNIOR, J. C.; LOPES DA SILVA, C. A significação nas aulas de Educação Física: encontro e confronto dos diferentes “subúrbios” de conhecimento. Pro-Posições, Campinas, v.19, n.1, p. 159-172, jan./abr, 2008.
SILVA, R. L.; RAPHAEL, M. L.; SANTOS, F. S. Carta Internacional de educação para o lazer como ferramenta de intervenção pedagógica efetiva no campo do saber. Pensar a Prática, Goiânia, v.9, n.1. 117-131, Jan/Jun, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.