Lazer e Cidade

Em Foco a Praça do “Gaúcho” em Curitiba

Autores/as

  • Simone Rechia Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Vanessa Mathias Friedrichsen Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Aline Tschoke Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2011.761

Palabras clave:

Atividades de Lazer, Skate, Políticas Públicas

Resumen

Esta pesquisa buscou analisar, na perspectiva dos frequentadores, o perfil dos usuários, as formas de usos e a ação das políticas públicas na Praça do Gaúcho localizada na cidade de Curitiba-PR. A análise foi feita com base em questionários respondidos por 53 frequentadores da Praça, aplicação de protocolos de investigação sobre a infraestrutura do espaço e equipamentos, e, por fim, observações. Percebeu-se que a Praça apresenta diferentes formas de uso. A principal é a prática do skate, combinada com outras experiências no âmbito do lazer. Além disso, a falta de policiamento, a iluminação deficitária e o sentimento de insegurança são fatores inter- relacionados e, segundo os usuários questionados, estão vinculados à falta de políticas públicas mais atuantes. Conclui-se também que por meio dos usos combinados a Praça do Gaúcho apresenta-se como um espaço público que se transforma em um lugar dotado de significado, fortalecendo os laços sociais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRASIL. Constituição de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm> . Acesso em: 7 out. 2010.

FREITAS, D. B; SILVA, J. M; GALVÃO, E. F. C. A relação do lazer com a saúde nas comunidades quilombolas de Santarém. Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Campinas, v. 30, p. 89-105, jan. 2009.

GONÇALVES, F. S.; PIKUSSA, R. F.; OLIVEIRA, T. de; SANTOS, T. M. As praças que a gente viu! As praças que a gente quer! In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE E CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 15; 2., 2007, Recife. Anais... 2007.

JACOBS, J. A morte e vida das grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

JÚNIOR, R. L. Políticas públicas de educação física, esporte e lazer: tensões e desafios de um projeto contra-hegemônico no distrito federal, 1995-1998. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 24, n. 3, p. 39-52, maio 2003.

ROBBA, F. MACEDO, S.S. Praças Brasileiras. 2. ed. São Paulo: Editora da USP. Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2003.

MAGNANI, J. G. C. Festa no pedaço: cultura popular e lazer na cidade. 3. ed. São Paulo: Hucitec – UNESP, 2003.

MARCELLINO, N. C. Lazer e humanização. 2. ed. Campinas: Editora Papirus, 1995.

MASCARENHAS, F. Lazer como prática da liberdade: uma proposta educativa para a juventude. 2. ed. Goiânia: Editora UFG, 2004.

MULLER, P.; SUREL, Y. O que é política pública? Tradução de: Alceu Ravanello Ferraro. Pelotas: Universidade Católica, 2000.

RECHIA, S. O jogo do espaço e o espaço do jogo em escolas da cidade de Curitiba. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 27, n. 2, p. 91-104, jan. 2006.

________. Parques públicos de Curitiba: A relação cidade-natureza nas experiências de lazer. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, 2003.

________. Planejamento dos espaços e equipamentos de lazer nas cidades: uma questão de “saúde urbana”. In: FRAGA et al. Políticas de lazer e saúde em espaços urbanos. Porto Alegre: Gênese, 2009. (Série Esporte, Lazer e Saúde).

RECHIA, S.; BETRÁN, J. O. Parques urbanos de Barcelona: relação entre usos principais e combinados, a diversidade nas formas de apropriação e a segurança. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 03, p. 179-200, jul./set. 2010.

RECHIA, S.; FRANÇA, R. O Estado do Paraná e seus espaços e equipamentos de lazer e esporte: apropriação, desapropriação ou reapropriação. In: MEZZADRI, F. M.; CAVICHIOLLI, F. R.; SOUZA, D. L. Lazer e esporte: subsídios para o desenvolvimento e a gestão de políticas públicas. Jundiaí: Fontoura, 2006. p. 61-74.

TSCHOKE, A. Lazer na infância: Possibilidades e limites para vivência do lazer em espaços públicos na periferia de Curitiba/Paraná. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Setor de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.

VIEIRA, Flávia Gonzaga Lopes. Espaços públicos de lazer no centro de Curitiba: a transformação da cidade urbana para cidade humana. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Setor de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.

Publicado

2011-09-20

Cómo citar

Rechia, S., Friedrichsen, V. M., & Tschoke, A. (2011). Lazer e Cidade: Em Foco a Praça do “Gaúcho” em Curitiba. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 14(3). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2011.761

Número

Sección

Artigos Originais