O Espaço Cidade
Uma Opção de Lazer em Curitiba (PR)
DOI:
https://doi.org/10.35699/2447-6218.2009.865Palabras clave:
Lazer, Planejamento Urbano, Espaço UrbanoResumen
A cidade de Curitiba (PR) possui reconhecimento nacional e até internacional de “cidade modelo”. Embora sejam reconhecidos os conflitos e contradições no processo de criação de uma marca para a cidade, o urbanismo pautado em projetos arquitetônicos modernos e inovadores construídos em meio à natureza auxiliaram na instalação de parques, bosques, praças e outras Unidades de Conservação com acesso público. Nesse sentido, buscaram-se nos referenciais teóricos a justificativa de Curitiba e suas relações ambientais, assim, como esses espaços podem ser considerados potencializadores de experiências no âmbito de lazer. A pesquisa reforça que além da preservação de áreas verdes tais espaços oportunizam vivências no campo do lazer e cultura, o que de certa forma lhes confere uma identidade peculiar com aspectos positivos para a comunidade local e um avanço no planejamento urbanístico de Curitiba.
Descargas
Citas
CAGNATO, E. V. Praça Afonso Botelho: O Foco das Observações no Âmbito do Esporte e Lazer. 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Paraná, 2007. COUTO, I. C. Olhares da cidade: Curitiba e suas representações. Tuiuti: Ciência e
Cultura, Curitiba, n. 28, FCHLA 04, p. 225-247, mar. 2002.
CURITIBA, Site oficial da Prefeitura Municipal de Curitiba. Disponível em: <http://www.curitiba.org.br>. Acesso em: mar. 2009.
FRANÇA, R. Diálogos Entre Oferta e Demanda: Uma Análise da Relação Entre o Poder Público e os Grupos de Ativismos Sociais Referentes aos Parques da Cidade de Curitiba. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Paraná, 2007.
GANZ, S.; AGUDELO PERALTA, L. P.; CHEROBIN, P. Curitiba, a Capital Ecológica, sob o olhar da Biologia. Disponível em: <http://www.ppgte.cefetpr.br/semanatecnologia/comunicacoes/curitiba_a_capital.pdf>. Acesso em: 2003.
GOIÂNIA, Site oficial da Prefeitura Municipal de Goiânia, disponível pelo endereço http://www.goiania.org.br. Acesso em: mar. 2009.
HILDEBRAND, E.; GRAÇA, L. R.; MILANO, M. S. Distância de deslocamento dos visitantes dos parques urbanos em Curitiba-Pr. Floresta e Ambiente, v. 8, n. 1, p. 76-83, jan./dez. 2001.
CURITIBA. IPPUC. Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Bosques e Parques de Lazer e Preservação em Curitiba – 2008. Curitiba: Departamento de parques e praças, 2008.
JACOBS, Jane. Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: M. Fontes, 1996.
KRUCHELSKI S.; RAUCHBACH R. (Org.). Curitibativa gestão nas cidades voltada à promoção da atividade física, esporte, saúde e lazer: Avaliação, prescrição e orientação de atividades físicas e recreativas, na promoção de saúde e hábitos saudáveis da população curitibana. Curitiba, 2005.
MENDONÇA, F. Aspectos da problemática ambiental urbana da cidade de Curitiba/PR e o Mito da capital ecológica. Revista Espaço e Tempo, São Paulo, n. 12, 2002.
MOURA, R. O Turismo no Projeto de Internacionalização da Imagem de Curitiba. Revista Turismo - Visão e Ação, v. 9, n.3, set. /dez. 2007.
OLIVEIRA, M. A trajetória do discurso ambiental em Curitiba (1960-2000). Rev. Sociol. Polít., Curitiba, 16, p. 97-106, jun. 2001.
RECHIA, S. Espaço e planejamento urbano na sociedade contemporânea: políticas públicas e a busca por uma marca identitária de Curitiba. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 3, p. 49-66, set./dez. 2005.
RECHIA, S. Parques Públicos de Curitiba: a relação cidade-natureza nas experiências de lazer. 2003.Tese (Doutorado). UNICAMP, Campinas, 2003.
REIS, R. S.; PETROSKI, EL. Universidade Federal De Santa Catarina. Determinantes ambientais para a realização de atividades físicas nos parques urbanos de Curitiba: uma abordagem sócio-ecológica da percepção dos usuários. 2001. 163 f. Dissertação (Mestrado) - Educação Física, Universidade Federal de Santa Catarina, 2001.
SOUZA, N. R. Planejamento Urbano em Curitiba: saber técnico, classificação dos citadinos e partilha d cidade. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, v. 16, p.107-122,2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.