Midiatização da vida
DOI:
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2008.913Palabras clave:
Mídia, Entretenimento Televisivo, Programas de Auditório.Resumen
RESUMO: Este artigo trata da interferência das mídias nas formas de vivenciar o
tempo e o espaço na vida das pessoas e realça o alcance da televisão e de seu poder
expressivo como fonte de entretenimento. Aborda as configurações de sentidos
operadas por telespectadores na audiência de dois programas de auditório que disputam
no mercado televisivo por rentabilidade econômica e simbólica: Domingão do Faustão e
Domingo Legal, produzidos respectivamente pela Rede Globo e pelo Sistema Brasileiro
de Televisão (SBT). Centra o foco na interacionalidade que os telespectadores
estabelecem com os produtos midiáticos, os sentidos que tecem, o gosto que extraem na
audiência, os conflitos e as recusas.
LIFE MIDIATIZATION
ABSTRACT: The present paper is regarded to the interference of the media concerning
the living time and space in people’s lives and highlights the reach of television and its
expressive power as a source of entertainment. Moreover, it also concerns the
configurations of senses in use by viewers in the audience of two variety shows which
are competitors at the television market for economical and symbolic profitability:
Domingão do Faustão and Domingo Legal, produced respectively by Rede Globo and
Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Therefore, the research is focused in the
interactivity viewers establish with the media products, the senses developed, the
preference they have in the audience, the conflicts and the refusals.