Produção Acadêmica nos Estudos do Lazer
Comparação por Estados, Instituições e Grupos de Pesquisa
DOI :
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1357Mots-clés :
Grupos de Pesquisa, Educação Física e Treinamento, Pesquisa Interdisciplinar, Atividades de LazerRésumé
Este trabalho analisou a produção de sete edições do Encontro Nacional de Recreação e Lazer (ENAREL) e Seminário O Lazer em Debate (SLD) a partir do recorte geopolítico. Os dados foram coletados por meio da bibliometria e situam quais são as regiões, instituições e grupos de pesquisa com maior aporte de produção nos eventos. Os grupos de pesquisa/pós-graduações são predominantemente vindos da Educação Física e adotam abordagem interdisciplinar. O Sudeste é o maior pólo de produção, tendo UFMG, UNIMEP, USP e UNESP como as instituições com maior representatividade. Todavia, comparando a produção do PIB com a participação de cada unidade da federação, foi possível perceber movimentos regionais significativos no Norte e Nordeste, bem como situar o protagonismo dos grupos de pesquisa na produção e nucleação científica.
Téléchargements
Références
ALBUQUERQUE, E. M.; SIMOES, R.; BAESSA, A. R.; CAMPOLINA, B.; SILVA, L. A. A distribuição espacial da produção científica e tecnológica brasileira: uma descrição de estatísticas de produção local de patentes e artigos científicos. Revista Brasileira de Inovação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 225-251, 2002.
BRAMANTE, A. C.; PINTO, L. M. M. Relendo o nascer do ENAREL. In: MARCELLINO, N. C.; ISAYAMA, H. (Orgs.). ENAREL: 21 anos de história. Brasília: Supernova, 2010, p.23-30.
BUFREM, L. S.; PRATES, Y. O saber científico registrado e as práticas de mensuração da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 34, p. 9-25, 2005
CARNICELLI FILHO, S; FREIRE, M; CAPARROZ, G. P.; CHRISTOFOLETTI, D. F. A. e SCHWARTZ, G. M. Linhas temáticas dos grupos de pesquisa em lazer no Brasil. Motriz, Rio Claro, v.11, n. 1, p. 38, 2005.
DIAS, C. A. G. Teorias do lazer e positivismo. In: PIMENTEL, G. G. A. (Org.). Teorias do lazer. Maringá: Eduem, 2010.
______. Prefácio. In: ARAÚJO, P. Políticas públicas e educação física: lazer, corporeidade e cidadania. Belém do Pará: Cromos, 2014.
GOMES, C. L. Estudos do Lazer e geopolítica do conhecimento. Licere, Belo Horizonte, v. 14, p. 1-26, 2011.
______; ISAYAMA, H. F. Principais desafios a serem enfrentados nas próximas edições do ENAREL. In: MARCELLINO, N. C.; ISAYAMA, H. (Org.). ENAREL: 21 anos de história. Brasília: Supernova, 2010, p. 333-343.
ISAYAMA, H.; MELO, V. A. Licere: uma revista brasileira de lazer. Rev Bras Ciênc Esporte, Florianópolis, v. 36, n. 4, 773-779, 2014.
MOLINA BEDOYA, V. A.; TABARES FERNÁNDEZ, J. F. Geopolítica delconocimiento. Una mirada crítica a los fundamentos conceptuales de los programas de maestria en ocio, tiempo libre, recreación y lazer en América Latina. In: TABARES FERNÁNDEZ, J. F. (Org.). Educación física, deporte, recreación y actividad física: construcción de ciudadanías. Medellín: Instituto Universitario de Educación Física. p.131 – 152, 2013.
MYSKIW, M. Análises sobre a constituição de um espaço de estudos e de produção de conhecimentos. In: RECHIA et al. (Org.) Dilemas e desafios da Pós-Graduação em educação física. Ijuí: Ed. Unijuí, 2015, p. 369 – 391.
PEIXOTO, E.; PEREIRA, M. F. R.; FREITAS, F. M. C. Marxismo e estudos do lazer no Brasil. In: PIMENTEL, G. G. A. (Org.). Teorias do lazer. Maringá: Eduem, 2010.
PIMENTEL, G. G. A. In: ENCONTRO DE LAZER DO PARANÁ, 1, 2002. Relatus, Maringá, Ano 3, n. 14, p. 5-8, jun. de 2002.
PIMENTEL, G. G. A. Grupos de estudo na perspectiva da formação profissional: uma estratégia de educação pela pesquisa. In: ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE RECREAÇÃO E LAZER, 12 Encontro Nacional de Recreação e Lazer. Coletânea do ENAREL. Balneário Camboriú-SC: Roca, 2000, p. 176-183.
SILVEIRA, A. M.; PIMENTEL, G. G. A.; SILVA, M. R.; BOARETTO, J. D.; COLOMBO, A. Perfil de quem publica nas principais revistas de educação física no Brasil. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, LAZER E SAÚDE, 11, 2015. Anais... Porto-Portugal, 2015.
SOUZA, A. P. T. de; ISAYAMA, H F. Lazer e educação física: análise dos grupos de pesquisa em lazer cadastrados na plataforma Lattes do CNPq. Lecturas em Educación física y deportes, Buenos Aires, Ano 11, n. 99, ago. de 2006.
SOUZA, Y. R. F. As produções teóricas no âmbito do lazer no “Lazer em debate” e possíveis relações com os interesses da classe trabalhadora (Trabalho de conclusão de graduação) Universidade Estadual de Maringá. 2013.
TEIXEIRA, F. A. MARINHO, A. Atividades de aventura: reflexões sobre a produção científica brasileira. Motriz, Rio Claro, v. 16, n. 3, p.536-548, jul./set. 2010.
UDE, W. E. M. Lazer, pesquisa e interdisciplinaridade: algumas reflexões acerca do contexto atual das produções acadêmicas. Licere, Belo Horizonte, v.15, n.2, P. 1-16, jun/2012.
VOLPATO, G. L. Ciência: da filosofia à publicação. 6. ed. Botucatu: Tipomic, 2013.