Os Sentidos Atribuídos pelos Jovens à Educação em Valores no Contexto de um Projeto Social

Autores

  • Rodrigo Marques Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Aline Oliveira Vieira Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Felipe Rodrigues Costa Universidade de Brasília (UNB)
  • Otávio Guimrães Tavares Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Wagner dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1374

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Educação Física e Treinamento, Adolescente

Resumo

O estudo analisa os sentidos que os jovens produzem no aprendizado com a educação em valores de um projeto social do município de Serra, estado do Espírito Santo. Utiliza como referencial teórico-metodológico o estudo de caso etnográfico e faz uso dos seguintes instrumentos: observação não participante, registro no diário de campo, grupo focal e entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram 40 jovens com idade entre 12 e 15 anos. A apropriação e os sentidos que são atribuídos aos valores partem de interesses individuais mostrando que apesar de frequentarem um lugar comum os jovens produzem diferentes sentidos mesmo quando sua participação no projeto está atrelada a obrigações impostas pela família ou pelas exigências do projeto para que seja possível sua inserção nas atividades.

 

 

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

Marques, R., Vieira, A. O., Costa, F. R., Tavares, O. G., & Santos, W. dos. (2016). Os Sentidos Atribuídos pelos Jovens à Educação em Valores no Contexto de um Projeto Social. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 19(4), 341–375. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1374

Edição

Seção

Artigos Originais