Músicas do Elevador Virtual

Vaporwave, a Estética, a Comunidade e a Violação ao Direito Autoral

Autores

  • Carlos Augusto Liguori Filho Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2019.16283

Palavras-chave:

Cultura do Remix, Comunidades Online, Direito Autoral

Resumo

O presente artigo busca descrever e analisar o Vaporwave, movimento artístico surgido e popularizado exclusivamente na Internet. Pretende-se tratar de seu conteúdo, dos tipos de produção cultural a ele pertencente e da comunidade formada em seu entorno. Em seguida, pretende-se compreender como o sistema de direitos autorais trata o Vaporwave e quais seriam os problemas de possíveis incompatibilidades entre o sistema e este tipo de produção cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRÃO, Eliane Y. Direitos de Autor e Direitos Conexos. 2. ed. São Paulo: Migalhas, 2014.

BARBOSA, Denis Borges. Direito de Autor: Questões Fundamentais de Direito de Autor. Rio de Janeiro: Lumen Iuris, 2013.

BAUDRILLARD, Jean. Simulations. Trad. Paul Foss, Paul Patton, Philip Beitchman. Cambridge: Semiotext (e), 1983.

BORN, Georgina. HAWORTH, Christopher. From Microsound to Vaporwave: Internet-mediated Musics, Online Methods, and Genre. Music & Letters, v. 98, n. 4, 2018.

CARBONI, Guilherme. Direito Autoral e Autoria Colaborativa na Economia da Informação em Rede. São Paulo: Quartier Latin, 2010.

CMSI, Center for Media & Social Impact at American University Washington College of Law. Code of Best Practices in Fair Use for Online Video. Washington, D.C, 2008. Disponível em: https://www.cmsimpact.org/fair-use/related-materials/codes/code-best-practices-fair-use-online-video. Acesso em: 4 jun. 2018.

DIAS, Paulo. OLIVEIRA, Enderson. Cidade, contemporaneidade e (re) criação na internet: a estetização da periferia através do Favelawave. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, Rio de Janeiro, 38, 2015. Anais... Rio de Janeiro, 2015.

FRAGA, Elisângela Aparecida Macedo. SILVA, Cinthia Lopes da. Comunidades Virtuais de Internet: Atualização do debate sobre lazer. Licere, Belo Horizonte, v. 13, n. 4, dezembro, 2010. Pp. 1-20.

GALIL, Leor. Vaporwave and the observer effect. In. Chicago Reader [on-line]. Fevereiro de 2013. Disponível em: https://www.chicagoreader.com/chicago/vaporwave-spf420-chaz-allen-metallic-ghosts-prismcorp-veracom/Content?oid=8831558. Acesso em: 22 set. 2015.

HARPER, Adam. Vaporwave and the pop-art of the virtual plaza. In. Dummy Magazine [on-line], Julho de 2012. Disponível em: http://www.dummymag.com/features/adam-harper-vaporwave Acesso em: 4 jun. 2018.

JAMESON, Frederic. Postmodernism, or, The Cultural Logic of Late Capitalism. Durham: Duke University Press, 1991.

JENKINS, Henry. Convergence Culture: Where old media and new media collide. New York: New York University Pres, 2006.

JIMISON, David. The Dilution of Avant-Garde Subculture Boundaries in Network Society. 2015. 365 f. Tese (Ph.D em Mídias Digitais) – Georgia Institute of Technology, Georgia University, Atlanta, 2015.

LESSIG, Lawrence. Remix: Making Art and Commerce Thrive in the Hybrid Economy. New York, Penguin, 2008.

LIGUORI FILHO, Carlos Augusto. Tente Outra Vez: O anteprojeto de reforma da lei de direitos autorais, sua compatibilidade na sociedade da informação e a espera pela reforma que nunca chega. Dissertação (Mestrado em Direito). 224f. FGV Direito SP, 2016.

LHOOQ, Michelle. Is Vaporwave the Next Seapunk? In. THUMP: Vice Magazine [on-line]. Dezembro de 2013. Disponível em: http://thump.vice.com/en_us/article/is-vaporwave-the-next-seapunk Acesso em: 4 jun. 2018.

LYOTARD, Jean-François. The Postmodern Condition: A Report on Knowledge. Manchester: Manchester University Press, 1984.

MASSIN, Bridgite. MASSIN, Jean. História da Música Ocidental. Trad. Ângela Ramalho Viana, Carlos Sussekind e Maria Teresa Resende Costa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

MENKMAN, Rosa. The Glitch Moment(um). In. Network Notebooks n. 04. Amsterdam: Institute of Network Cultures, 2011.

PARANAGUÁ, Pedro. BRANCO, Sergio. Direitos Autorais. Rio de Janeiro: FGV, 2009.

SANTOS, Manoel J. Pereira dos. Contrafação e Plágio como Violações de Direito Autoral. In: SANTOS, Manoel J. Pereira dos. JABUR, Wilson Pinheiro. Direito Autoral. Série GV Law. São Paulo: Direito GV, 2014. Pp. 153-211.

SOUZA, Carlos Affonso Pereira de. O Abuso do Direito Autoral. 321 f. Tese (Doutorado em Direito Civil) – Faculdade de Direito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. p. 171.

STOREY, John. Teoria Cultural e Cultura Popular: Uma Introdução. Trad. Pedro Barros. São Paulo: Edições SESC, 2015.

Downloads

Publicado

2019-12-24

Como Citar

Liguori Filho, C. A. (2019). Músicas do Elevador Virtual: Vaporwave, a Estética, a Comunidade e a Violação ao Direito Autoral. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 22(4), 628–655. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2019.16283

Edição

Seção

Artigos de Revisão