Festa e Performance

Do Corpo Cênico no Tempo-Espaço Carnavalesco

Auteurs

  • Vitor Hugo Marani Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Larissa Michelle Lara Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI :

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1782

Mots-clés :

Corpo Humano, Atividades de Lazer, Cultura

Résumé

A pesquisa buscou analisar o corpo em sua interlocução com a máscara no Carnaval de Veneza a partir da descrição da festa e do diálogo com a Antropologia da Performance (SCHECHNER, 2006). Para tanto, foram realizadas incursões, seguindo orientações da etnografia, nos carnavais de 2013 e 2014 na referida cidade, o que permitiu a apreensão do cotidiano festivo e o contato com foliões mascarados, a partir de entrevistas e registro imagético, para a apreensão da relação entre corpo e artefato estético. Dessa interlocução deflagra-se o pensamento de que a máscara representa mais do que um artefato contemplativo, levando-o a novas experiências corporais relacionadas à criação artística e estética e à representação cênica geradas no contexto carnavalesco. Por fim, os foliões mascarados assinalam o entendimento dialético de que o corpo expressa-se como máscara assim como a máscara se expressa como extensão do corpo, criando um híbrido, expresso pela figura do corpo mascarado.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BURKE, P. O carnaval de Veneza. In: CUNHA, M. C. P. (Org.). Carnavais e outras f(r)estas. Campinas: Ed. Unicamp, 2002.

BRESSANELLO, A. Il carnevale in età moderna: 30 anni di carnevale a Venezia 1980 – 2010. Veneza: Studio LT2, 2009.

CAILLOIS, R. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Lisboa: Cotovia, 1990.

CAVALCANTI, M. L. V. de C. As alegorias no carnaval carioca: visualidade espetacular e narrativa ritual. Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 17-27, 2006. Disponível em:

publicacoes.uerj.br/index.php/tecap/article/view/12617/9795>Acesso em: 25 out. 2016.

DEBORTOLI, J. A. O.; COSTA, K. T. O. O tornar-se Arturo revelado na festa de Nossa Senhora do Rosário: saberes e práticas compartilhados nos entrelaçamentos cotidianos. Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 3, 809-820, jul./set. de 2016. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/57389/38851 Acesso em: 26 out. 2016.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008. PAVIS, P. Dicionário de teatro. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2011a.

MARANI, V. H. O corpo e a máscara no carnaval de Veneza. 2015. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Centro de Ciências da Saúde. Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2015.

REATO, D. Venezia: uma città in maschera. Veneza: Fillipi Editore Venezia, 1998.

SCHECHNER, R. Performance Studies: an introduction. 2. ed. New York & Londres: Routledge, 2006.

________. Performers e espectadores: transportados e transformados. Moringa – Artes do Espetáculo. v. 2, n. 1, p. 155 - 185, jan./jun. 2011a. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/moringa/article/view/9993/5473> Acesso em: 22 out. 2016.

________. Pontos de Contato entre o Pensamento Antropológico e o Teatral. Cadernos de Campo, n. 20, p. 213 - 236. 2011b. Disponível em: Acesso em: 22 out. 2016.

STANISLAVSKI, K. A preparação do ator. 28. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

TURNER, V. O processo ritual: estrutura e antiestrutura. Petrópolis: Vozes, 1974.

Téléchargements

Publiée

2018-03-21

Comment citer

Marani, V. H., & Lara, L. M. (2018). Festa e Performance: Do Corpo Cênico no Tempo-Espaço Carnavalesco. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 21(1), 369–389. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1782

Numéro

Rubrique

Artigos Originais