Festa e Performance

Do Corpo Cênico no Tempo-Espaço Carnavalesco

Autores

  • Vitor Hugo Marani Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Larissa Michelle Lara Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1782

Palavras-chave:

Corpo Humano, Atividades de Lazer, Cultura

Resumo

A pesquisa buscou analisar o corpo em sua interlocução com a máscara no Carnaval de Veneza a partir da descrição da festa e do diálogo com a Antropologia da Performance (SCHECHNER, 2006). Para tanto, foram realizadas incursões, seguindo orientações da etnografia, nos carnavais de 2013 e 2014 na referida cidade, o que permitiu a apreensão do cotidiano festivo e o contato com foliões mascarados, a partir de entrevistas e registro imagético, para a apreensão da relação entre corpo e artefato estético. Dessa interlocução deflagra-se o pensamento de que a máscara representa mais do que um artefato contemplativo, levando-o a novas experiências corporais relacionadas à criação artística e estética e à representação cênica geradas no contexto carnavalesco. Por fim, os foliões mascarados assinalam o entendimento dialético de que o corpo expressa-se como máscara assim como a máscara se expressa como extensão do corpo, criando um híbrido, expresso pela figura do corpo mascarado.

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Publicado

2018-03-21

Como Citar

Marani, V. H., & Lara, L. M. (2018). Festa e Performance: Do Corpo Cênico no Tempo-Espaço Carnavalesco. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 21(1), 369–389. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1782

Edição

Seção

Artigos Originais