A Cidade, o Lazer e a Pessoa com Deficiência
Entre a Invisibilidade e Emergência da Participação Social
DOI :
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1810Mots-clés :
Atividades de Lazer, Pessoas com Deficiência, Participação SocialRésumé
Como ocorre o lazer para as pessoas com deficiência? Esta é a pergunta central desta pesquisa, que ganha forma ao se reconhecer duas questões: a primeira, dos processos de exclusão desta parcela do gênero humano; e a segunda, relativa ao espaço urbano e o dialogo com seus territórios. Para respondê-la investigamos o acesso e participação social frente ao fenômeno do lazer. Com uma proposta metodológica de abordagem qualitativa em base exploratória e descritiva o estudo opera metodologicamente por meio de pesquisa documental, revisão bibliográfica e de campo em entrevistas a seis participantes. Resultados apontam ao acesso precário, poucas opções de atividades, barreiras financeiras, arquitetônicas, de respeito das pessoas e de transporte. A participação se mostra prejudicada pelo acesso e pelo reconhecimento das pessoas.
Références
AITCHISON, C. Exclusive discourses: leisure studies and disability. Leisure Studies. v.28, n.4, p. 375-386, 2009. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/02614360903125096?needAccess=true Acesso em: 26 fev. 2018.
AMMANN, S.B. Participação Social. 2. Ed. São Paulo : Cortez & Moraes, 1978. 133p.
ARAÚJO, P.F. Desporto adaptado no Brasil: origem, institucionalização e atualidades. 1997. 140f. Tese (Doutorado) Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.
BARNES, C.; MERCER, G.; SHAKESPEARE, T. Exploring Disability: A sociological introduction. Polity Press, 1999. 280p.
BARNES, C. Discapacidad, política y pobreza en el contexto del Mundo Mayoritario. Por una sociología de la discapacidad. Revista Política y Sociedad, v. 47, n., p.11-25, 2010.
BLASCOVI-ASSIS, S. M. Lazer e deficiência mental: o papel da família e da escolar em uma proposta de educação pelo e para o lazer. 1995. 173. Tese (doutorado). Universidade Estadual de Campinas, 1995.
BOATO, E.M.; DINIZ, S.V.; SAMPAIO, TM.V. Vale Encantado: Educação Física e Arte-educação construindo juntas um espaço de “com-vivências”. In: XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte / IV Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2011, Porto Alegre. Anais eletrônicos. Porto Alegre, CBCE, 2011.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S.K. Investigação qualitativa em educação: Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Porto: Porto Editora, 1994. 336p.
BORDENAVE, J.D. O que é participação. 8. ed. São Paulo : Brasiliense, 1994. 84p.
CANTARELI, E.M.B. Barreiras sócio-culturais e o lazer da pessoa deficiente: um estudo do grupo FCD. 1998. 124p. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas – Faculdade de Educação Física. Campinas, Sp: [s.n], 1998.
CANTORANI, J.R.H. Lazer nas atividades de aventura na natureza e qualidade de vida para pessoas com deficiência: um estudo a partir do caso da cidade de Socorro – SP. 2013. 283p. Tese (doutorado), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.
CARMO, A.A do. Deficiência física: a sociedade cria, “recupera” e discrimina. 1989. 243p. Tese (Doutorado), Universidade Estadual de Campinas, 1989.
FRANCESCHI NETO, M. de. Lazer: opção pessoal. Brasília: Departamento de
GIL, A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 220p.
GLEESON, B. Geographies of Disability. Routledge, 1999. 253p.
GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988. 160p.
GOULART, R.R. As viagens e o Turismo pelas lentes do Deficiente Físico praticante de Esporte Adaptado. 2007. 116p. Dissertação (Mestrado) Turismo, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2007.
MAIA, L. A Batalha homérica das pessoas com deficiência para ter acesso a cultura. Diário de Pernambuco. 20 set. 2015. Disponível: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/viver/2015/09/20/internas_viver,59 8295/a-batalha-homerica-das-pessoas-com-deficiencia-para-ter-acesso-a-cultura.shtml. Acesso em: 4 mai. 2017.
MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
MARTINELLI, S.A. Inclusão: lazer e participação social sob o olhar de pessoas com deficiência mental e suas famílias. 2008. 104p. Dissertação (Mestrado) Educação Especial. Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, 2008.
MASCARENHAS, F. Lazer e grupos sociais: concepções e método. 2000. 142p. Dissertação (Mestrado) Campinas: Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas-SP, 2000.
NOGUEIRA, S.A. Concepções da educação na perspectiva do lazer: um estudo de caso na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Feira de Santana / BA. 2011. 185p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia – Faculdade de Educação, Salvador, 2011.
OLIVER, M. ¿Están cambiando las relaciones sociales de la producción investigadora? In: BARTON, L. (Org.). Superar las barreras de a Discapacidad: 18 años de "Disability and Society". Espanha: Morata, 2008. p. 299-314.
OLIVER, M. Capitalism, disability and ideology: A materialist critique of the Normalization principle. In: FLYNN, R. J.; RAYMOND A. L. A Quarter-Century of Normalization and Social Role Valorization: Evolution and Impact, 1999. Disponível em: http://www.independentliving.org/docs3/oliver99.pdf. Acesso em 22 fev. 2016.
OLIVER, M. The social model of disability: thirty years on. Disability & Society, v.28 n.7, p. 1024-1026. 2013.
OMS. Relatório mundial sobre a deficiência / World report on disability; tradução Lexicus Serviços Linguísticos. - São Paulo: SEDPcD, 2011.334 p. Relatório.
RUSSEL, M.; MALHOTRA, R. Capitalism and Disability. Socialist Register, v. 38, p.211- 228, 2002.
SAITO, C.M. Atividades de lazer: tessitura de espaços para alteridade. 2010. 233p. Dissertação (Mestrado), Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, 2010.
SILVA, J.V.P da. Parques esportivos como espaço e lugar de in(ex)clusão de pessoas com deficiência física e visual. 2014. 285p. Tese (Doutorado) – Universidade Católica de Brasília, 2014.
WINNICK, J. Educação física e esportes adaptados. 3. ed. Barueri: Manole, 2004. 552p.