Processo de Formação de Animadores Socioculturais em Projetos de Educação Fora do Ambiente Escolar

Auteurs

  • Paula Leite Antunes de Macedo Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Gislane Ferreira de Melo Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Tânia Mara Vieira Sampaio Instituto Federal de Goiás (IFG) – Campus Luziânia

DOI :

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1818

Mots-clés :

Atividades de Lazer, Educação

Résumé

A educação em projetos fora do ambiente escolar é uma possibilidade no processo de ensino-aprendizagem. Os objetivos deste trabalho foram verificar se o lazer, vivenciado por meio de um projeto dessa natureza, pode promover um processo de educação e identificar a percepção de 5 futuros animadores socioculturais sobre lazer, educação e a relação entre ambos. Os resultados obtidos indicam que o lazer contribui para a formação dos participantes do projeto por meio da educação para e pelo lazer. Os futuros animadores socioculturais apresentam vontade e percepção positiva quanto à utilização do aspecto educacional do lazer e de seus benefícios, e acreditam que a vivência contribuirá na formação pessoal, social e curricular dos alunos. Conclui-se que há a necessidade de formação continuada e de atenção especial dos monitores com o próprio lazer, e da instituição de uma equipe multidisciplinar para atuar na área. 

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Publiée

2018-06-21

Comment citer

Macedo, P. L. A. de, Melo, G. F. de, & Sampaio, T. M. V. (2018). Processo de Formação de Animadores Socioculturais em Projetos de Educação Fora do Ambiente Escolar. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 21(2), 258–280. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1818

Numéro

Rubrique

Artigos Originais