O Soft Power do Brasil e a Cobertura da Mídia Internacional da Copa do Mundo da FIFA 2014

Auteurs

  • Marco Bettine Almeida Universidade de São Paulo (USP)
  • Diego Gutierrez Universidade de São Paulo (USP)

DOI :

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1841

Mots-clés :

Brasil, Relações Internacionais, Futebol

Résumé

Este artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre o impacto que a realização da Copa do Mundo da FIFA de 2014 pode ter sobre o Soft Power do Brasil em suas relações internacionais. Para tanto, desenvolveu-se a definição de Soft Power associando-a aos megaeventos esportivos. Pesquisou-se nove veículos de imprensa internacional em três idiomas diferentes (BBC, CNN, The Guardian, The New York Times, Daily Mail, Le Monde, Le Figaro, El Pais, El Mundo). Analisou-se e categorizou-se 699 reportagens em seis grandes temas geradores: infraestrutura, indicadores sociais, cultura, futebol, viabilidade da Copa, cenas do cotidiano. Conclui-se que a realização da Copa do Mundo FIFA de 2014 teve efeitos positivos nas áreas do espetáculo esportivo e da cultura brasileira voltada ao turismo, e efeitos negativos nas áreas: política (como o Estado trata os cidadãos nas manifestações políticas), sociais (saneamento básico, educação, saúde) e estruturais (brasis dos extremos).

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Publiée

2018-06-26

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Rubrique

Artigos Originais

Comment citer

O Soft Power do Brasil e a Cobertura da Mídia Internacional da Copa do Mundo da FIFA 2014. (2018). LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 21(2), 226-257. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1841