Políticas Públicas de Esporte e Lazer na Microrregião de Ivaiporã, PR
Concepções e Ações dos Gestores Públicos Municipais
Mots-clés :
Políticas Públicas, Esportes, Lazer, GestoresRésumé
Este estudo objetivou analisar as concepções e ações dos gestores públicos municipais da microrregião de Ivaiporã, Paraná, em relação às políticas públicas de esporte e lazer. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva e de campo, que utilizou a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, aplicada aos gestores de esporte e lazer de 09 municípios da região em questão. Os dados coletados foram categorizados e analisados em conformidade com o método da Análise de Conteúdo. No processo de construção do trabalho adotou-se a Teoria dos Campos de Pierre Bourdieu como referencial teórico de análise. Os resultados evidenciaram que a inserção dos agentes ao cargo de gestores das secretarias/departamentos estava alicerçada na configuração do capital social dos mesmos, adquirido em suas trajetórias pessoais no campo esportivo. Ademais, identificou-se a carência de conhecimentos específicos acerca das manifestações do esporte, dos conteúdos do lazer e de componentes da gestão pública municipal. Compreende-se que tais conhecimentos são importantes para refratar ou retraduzir as pressões internas neste espaço social, advindas das limitações associadas à estrutura burocrática das instituições, cujo subcampo na região goza de pouca autonomia para avançar no desenvolvimento das políticas. Quanto às ações, evidenciou-se que as políticas no âmbito do esporte eram escolinhas de formação das modalidades tradicionais, e no lazer limitava-se a eventos esporádicos em datas comemorativas, atreladas principalmente ao conteúdo físico-esportivo. A partir destes segmentos, concluiu-se que neste espaço social, o habitus dos agentes, no ramo desta atividade, tende a reproduzir práticas antigas de ação, pouco reflexivas e baseadas no empirismo, e que as políticas desenvolvidas não estão respaldadas nas transformações das demandas esportivas, mas na imposição da oferta como ações legítimas no subcampo das políticas públicas de esporte e lazer.