O Esporte e o Lazer em Contextos de Medidas Socioeducativas no Brasil
Panorama e Análise da Produção Científica
DOI :
https://doi.org/10.35699/2447-6218.2020.26680Mots-clés :
Esportes, Atividades de Lazer, AdolescenteRésumé
Este estudo tem por objetivo evidenciar o panorama de pesquisas relacionadas ao esporte e o lazer em contextos de medidas socioeducativas no Brasil. Para tal, foram selecionados 9 artigos científicos e 5 dissertações através de busca nos Periódicos da CAPES, Base de dados SciELO, Google Acadêmico e Banco de Teses e Dissertações da CAPES. Os resultados das pesquisas foram analisados a partir da análise de conteúdo. Através das categorias de análise, observou-se que o esporte e o lazer, quando tratados como vias e objetos de educação, propiciam ambientes favoráveis ao desenvolvimento positivo dos adolescentes, ainda que sejam concebidos na lógica funcional e utilitarista por uma grande parte das Instituições e adolescentes. Conclui-se que o restrito entendimento dos adolescentes sobre os potenciais do esporte e do lazer está intimamente ligado a falta de acesso a essas políticas em suas trajetórias.
Téléchargements
Références
ALVES, J. C. O olhar dos agentes socioeducativos sobre as ações pedagógicas e os adolescentes da unidade de internação de Cáceres/MT. 2015. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres, 2015.
ANDRADE, M. P. Educação física na fundação estadual do bem-estar do menor – FEBEM/SP: uma análise da proposta de 1992 a 1994 segundo o os discursos dos professores. 1997. 128f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.
ANTUNES, S. E.; SILVA, O. G. T. Entendimentos e concepções dos profissionais do CREAS sobre o papel do esporte nas medidas socioeducativas PSC e LA. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Brasília, v.40, n.2, p. 170-176, fev. 2018a.
______.; ______. O esporte na ressocialização de jovens em conflito com a lei: um estudo de caso. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 1, 2018b.
ASSIS, S. G. Traçando caminhos em uma sociedade violenta: a vida de jovens infratores e de seus irmãos não infratores. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1999.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2011.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292p.
¬______. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 13 de jul. de 1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 20 jul. 2019.
BRASIL. Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente. Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE. Brasília – DF: CONANDA, 2006. Disponível em: http://www.conselhodacrianca.al.gov.br/sala-de-imprensa/publicacoes/sinase.pdf. Acesso em: 20 jul. 2019.
______. Lei 12.594, de 18 de janeiro de 2012. Institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e regulamenta [...]. Diário Oficial da União, Brasília, 19 de jan. 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12594.htm. Acesso em: 20 jul. 2019.
CARNEIRO, K. T. et al. Sobre lazer e possibilidades formativas em adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19. n. 4, 2016.
CONCEIÇÃO, W. L.; ONOFRE, E. M. C. Adolescentes em privação de liberdade: as práticas de lazer e seus processos educativos. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, v. 11, n. 2, p. 573-585, 2013.
COSCIONI, V. et al. O cumprimento da medida socioeducativa de internação no Brasil: Uma revisão sistemática da literatura. Psico, v. 48, n.3, p. 231-242, 2017.
DIAS, A. F.; ONOFRE, E. M. C. A relação do jovem em conflito com a lei e a escola.Impulso, Piracicaba, v. 20, n. 49, p. 31-42, 2010.
DIB, M. A.; BAZON, M. R.; SILVA, J. L. Família e conduta infracional na adolescência: revisão sistemática da literatura. Perspectivas em Psicologia, Uberlândia, v.16, n.1, p.142-159, 2012.
DOMINGOS, R. S. Pensando e praticando o esporte na medida socioeducativa:orientações para profissionais de educação física. 2014. 152f. Dissertação (Mestrado em Adolescente em Conflito com a Lei). Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2014.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2007.
GALATTI, L. R. Pedagogia do Esporte: O livro didático como um mediador no processo de ensino e aprendizagem dos jogos esportivos coletivos. 2006. 139f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Pós-Graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.
______. et al. Pedagogia do Esporte: tensão na ciência e o ensino dos Jogos Esportivos Coletivos. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 25, n. 1, p. 153-162, 2014.
GALLO, A. E.; WILLIAMS, L. C. A. Adolescentes em conflito com a lei: uma revisão dos fatores de risco para a conduta infracional.Psicologia: Teoria e Prática, v.7, n.1, p.81-95, 2005.
______. Adolescentes autores de Ato infracional: perfil e intervenção. 2006. 300fl. Tese (Doutorado em Educação Especial), Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.
GONÇALVES, H. S. et al. Educação e socioeducação: as possibilidades desse encontro no DEGASE. In: MENDES, Claudia Lucia Silva; JULIÃO, Elionaldo Fernandes; ABDALLA, Janaina de Fátima Silva (org.). Diversidade, violência e direitos humanos. Rio de Janeiro: DEGASE, 2015, p. 51-64.
HOLT, N. et al. A grounded theory of positive youth development through sport based on results from a qualitative meta-study. International Review of Sport and Exercise Psychology, v. 10, n.1, 1–49, 2017. DOI: 10.1080/1750984X.2016.1180704
JIMENEZ, L.; MARQUES, V. R. Revisão integrativa sobre a prática infracional na adolescência (2005/2014). Estudos da Psicologia, v. 23, n. 2, p. 111-121, 2018.
KOBAYASHI, M. C. M.; ZANE, V. C. Adolescente em conflito com a lei e suas noções de regras no futsal. Revista Brasileira de Educação Física, São Paulo, v.24, n.2, p.195-204, 2010.
LEONARDI, T. J. et al. Pedagogia do esporte: indicativos para o desenvolvimento integral do indivíduo. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 13, n. 1, p. 41-58, 2014.
______.; BERGER, A. G.; REVERDITO, R. S. Esporte Contemporâneo e os Novos Desafios à Pedagogia do Esporte. In BETTINE, Marco; GUTIERREZ, Gustavo Luis. (org.). Esporte e sociedade: um olhar a partir da globalização. São Paulo: IEA-USP, 2019, p. 254-269. Disponível em http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/422/375/1493-1. Acesso em: 17 mar./2020.
MACHADO, G. V.; GALATTI, L. R.; PAES, R. R. Pedagogia do esporte e projetos sociais: interlocuções sobre a prática pedagógica. Movimento,Porto Alegre, v. 21, n. 2, p.405-418, 2015.
MARCELLINO, N. C. Estudos do Lazer: uma introdução. Campinas: Autores Associados, 1996.
______. Lazer e Educação. Campinas, Papirus, 1998.
MELLA, L. L.; LIMBERGER, J.; ANDRETTA, I. Políticas Públicas e Adolescentes em Conflito com a Lei: Revisão Sistemática da Literatura Nacional. Revista Políticas Públicas e Cidades, v. 3, n.2, 2015.
NOGUEIRA, T. S. A relação entre cultura, esporte, lazer e a medida socioeducativa de internação no Centro Socioeducativo Feminino – CESEF/PARÁ, de 2006 a 2014. 2016. 70f. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.
NUNES, M. C. A.; ANDRADE, A. G. S.; MORAIS, N. A. Adolescentes em conflito com a lei e família: um estudo de revisão sistemática da literatura. Contextos Clínicos, v.6, n.2, p.144-156, 2013.
OLIVEIRA, M. B.; ASSIS, S. G. Os adolescentes infratores do Rio de Janeiro e as instituições que os “ressocializam”: A perpetuação do descaso. Caderno Saúde Pública, v. 4, n. 5, p-831-844, 1999.
OLIVEIRA, S. C.; GOMES, C. F. Os jogos e brincadeiras de adolescentes privados de liberdade: Uma possibilidade na prática educativa. Revista da Faculdade de Educação, ano VI, n. 9, p. 115-128, 2008.
OLIVEIRA, U. P. et al. Esporte e lazer no plano individual de atendimento de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação. Movimento, n. 26, p. e26054, jan./dez. 2020. https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/101588/57849. Acesso em: 02 ago. 2020.
ONOFRE, E. M. C. Políticas de formação de educadores para os espaços de restrição e de privação da liberdade. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v.7, n.1, p.137-158, 2013.
PAES, R. R. A pedagogia do esporte e os jogos coletivos. In: ROSE JUNIOR, D. Esporte e atividade física na infância e adolescência. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 89-98.
REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J.; PAES, R. R. Pedagogia do esporte: panorama e análise conceitual das principais abordagens. Motriz, Rio Claro, v. 15, n. 3, p. 600-610, 2009.
______. Pedagogia do esporte e modelo bioecológico do desenvolvimento humano: indicadores para avaliação de impacto em programa socioesportivo. 2016. 209f. Tese (Doutorado em Educação Física). Programa de Pós-graduação em Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.
______. et al. Pedagogia do Esporte: possibilidades para o convívio com o esporte no contexto escolar. In: SILVA, Junior Vagner Pereira da; GONÇALVES-SILVA, Luiza Lana; MOREIRA, Wagner Wey. (org.). Educação Física e seus diversos olhares. Campo Grande: Editora da UFMS, 2016. v.1, p. 55-76.
______ et al. Developmental Benefits of Extracurricular Sports Participation among Brazilian Youth. Perceptual and Motor Skills, v. 124, n.5, p. 946-960, 2017. DOI: 10.1177 / 0031512517724657
SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, 2007.
SANIOTO, H. Contribuindo para a formação humana dos adolescentes da FEBEM por meio da Ginástica Geral. 2005. 198f.Dissertação (Mestrado em Educação Física). Programa de Pós-graduação em Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
SCAGLIA, A. J.; REVERDITO, R. S. Perspectivas pedagógicas do esporte no século XXI. In: NISTA-PICCOLO, V. L.; MOREIRA, W. W. (org.). Educação Física e Esporte no século XXI. Campinas: Papirus, 2016, v. 1, p. 43-72.
SILVA, F. S. et al. Futebol Libertário: compromisso social na medida.Psicologia Ciência e Profissão, Brasília, v. 28, n. 4, p. 832-845, 2008.
SILVA, J. L.; BAZON, M. R. Revisão sistemática de estudos sobre os aspectos escolares relacionados ao cometimento de delitos. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 21, n. 2, p. 273- 292, 2015.
SOUZA, C. M. Educação Física na medida socioeducativa de internação: Um estudo sobre práticas educativas e mecanismos de resistência. 2018. 191f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018.
TIELLET, M. H. S. et al. Ações de extensão em um centro de atendimento socioeducativo do Estado de Mato Grosso.EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 4, n. 9, p. 65 a 78, 2017.
TRENTIN, D. F. L.; SILVESTRE, B. M.; AMARAL, S. C. F. Juventudes e medida socioeducativa: o olhar dos Agentes Pedagógicos sobre as práticas de lazer. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 4, 2018.
URBAN, J. B.; LEWIN-BIZAN, S.; LERNER, R. The role of intentional self-regulation, lower neighborhood ecological assets, and activity involvement in youth developmental outcomes. Journal of Youth and Adolescence, v. 39, n. 7, 783–800, 2010.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 2020
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.