Novos Olhares sobre a Cidade

Uma Experiência Educativa de Lazer e Turismo com Estudantes da Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Luciana Silvestre Girelli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.37741

Palavras-chave:

Direito à cidade, Roteiros turísticos, Educação de jovens e adultos

Resumo

Este artigo pretende refletir sobre a constituição de novos olhares sobre a cidade e o espaço urbano a partir de uma experiência educativa no âmbito do lazer e do turismo realizado por estudantes do curso técnico em Guia de Turismo do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – campus Vitória, ofertado na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A partir de uma reflexão teórica sobre os limites e potencialidades do lazer, bem como sua importância para a concretização do direito à cidade, buscou-se demonstrar como uma experiência educativa relacionada à elaboração de roteiros turísticos urbanos contribuiu para que os estudantes, em sua maioria, de bairros de periferia, ressignificassem sua visão sobre a cidade, passando a valorizar sua identidade cultural, espaços de vivência e antigos espaços de lazer.

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Referências

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Publicado

2022-01-03

Como Citar

Girelli, L. S. (2022). Novos Olhares sobre a Cidade: Uma Experiência Educativa de Lazer e Turismo com Estudantes da Educação de Jovens e Adultos. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 24(4), 692–715. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.37741

Edição

Seção

Artigos Originais