Lazer Antes e Durante e Trabalho Docente Durante a Pandemia de Covid-19

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2023.49563

Mots-clés :

Atividades de lazer, Professor universitário, COVID-19

Résumé

Este estudo investiga o impacto da pandemia nas experiências de lazer de professores universitários. Mediante uma abordagem qualitativa, foram coletados dados de 589 professores universitários por meio de questionários online, permitindo uma compreensão aprofundada dos desafios enfrentados. Os resultados destacam a dificuldade de conciliar as demandas profissionais com as obrigações familiares, afetando as atividades de lazer. A interação entre o ambiente doméstico e as atividades diárias limitou as oportunidades de vivenciar o lazer diversificado em diferentes espaços. A análise revelou a importância do lazer para o bem-estar dos professores, reforçando a necessidade de políticas de apoio. É relevante repensar práticas de lazer e estratégias de adaptação, especialmente diante do contexto pós-pandemia.

Références

AKOUR, A. et al. The Impact of the COVID-19 Pandemic and Emergency Distance Teaching on the Psychological Status of University Teachers: a cross-sectional study in Jordan. American Journal of Tropical Medicine and Hygiene, v. 103, n. 6, 2020, Doi: https://bit.ly/3oZ4KHV. DOI: https://doi.org/10.4269/ajtmh.20-0877

ALVES, J. N.; FARIA, B. L. Impacto do ChatGPT no ensino e aprendizagem: transformando paradigmas e abordagens. Revista Cocar. v. 18, n. 36, p. 1-6, 2023.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70 Brasil, 2016.

CALLEGARI-JACQUES, S. M. Bioestatística: princípios e aplicação. São Paulo: Artmed, 2004.

CAMACHO, A. C. L. F. Ensino remoto em tempos de pandemia da covid-19: novas experiências e desafios. Online Brazilian Journal of Nursing, v. 19, n. 4, 2020. Doi: https://bit.ly/3HzZXot. DOI: https://doi.org/10.17665/1676-4285.20206475

CAMARGO, L. O. de L. O que é lazer. São Paulo: Brasiliense, 1986.

CARRASCO, R. G. A. et al. La pandemia COVID-19 inductor de tecnoestrés en docentes de la educación ecuatoriana de segundo nível. Boletín de Malariología y Salud Ambiental. v. 17, n. 2. Marzo-Abril, 2022.

CASTILHO, C. T.; RIBEIRO, S. P.; UNGHERI, B. O. Distanciamento social e tempo livre: paradoxos vivenciados por estudantes da Universidade Estadual de Minas Gerais no Âmbito do Lazer. Licere, v. 23, n. 3, 93–125, 2020. Doi: https://bit.ly/3x8sVqY. DOI: https://doi.org/10.35699/2447-6218.2020.25216

CLEMENTE, A. C. F.; STOPPA, E. A. Lazer doméstico em tempos de pandemia da COVID-19. Licere, v. 23, n. 3, 460–484, 2020. Doi: https://bit.ly/3FwQ5ua. DOI: https://doi.org/10.35699/2447-6218.2020.25524

CHEN, H. et al. Are You Tired of Working amid the Pandemic? The Role of Professional Identity and Job Satisfaction against Job Burnout. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 17, 9188, 2020. Doi: https://bit.ly/3FwQ9do. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph17249188

CHOATE, J. et al. International educators’ attitudes, experiences, and recommendations after an abrupt transition to remote physiology laboratories. Advances in Physiolohy Education, v. 45, 310–321, 2021. Doi: https://bit.ly/3wY1S1e. DOI: https://doi.org/10.1152/advan.00241.2020

CONSELHO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO (CNTE). Falta de valorização, de reconhecimento e pressão cotidiana tornam professor/a profissão de risco. Disponível em: https://bit.ly/3QsOq1b. Acesso em: 05 maio 2023.

CONCEIÇÃO, V. M. Lazer, dança e educação física escolar. 2018. 313 f; Tese (Doutorado) – Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.

CONCEIÇÃO, V. M. Impactos da Pandemia de Covid-19 no Lazer e no Trabalho do Professor Universitário em Home office. Licere, v. 24, n. 3, p. 490–526, 2021. Doi: https://bit.ly/3CHbmzv. DOI: https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.36337

COSTA, B. R. L. Bola de neve virtual: O uso das redes sociais virtuais no processo de coleta de dados de uma pesquisa científica. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, v. 7, n. 1, p. 15-37, 2018. Doi: https://bit.ly/30xPKbg.

CURRIE, G. et al. COVID-19 impact on undergraduate teaching: Medical radiation science teaching team experience. Journal of Medical Imaging and Radiation Sciences, v. 51, 518-527, 2020. Doi: https://bit.ly/3DuSXXJ. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jmir.2020.09.002

DUMAZEDIER, J. Valores e conteúdos culturais do lazer. São Paulo: SESC, 1980.

ELSHAMI, W. et al. Satisfaction with online learning in the new normal: perspective of students and faculty at medical and health sciences colleges. Medical Education Online, v. 26, 1920090, 2021. Doi: https://doi.org/10.1080/10872981.2021.1920090. DOI: https://doi.org/10.1080/10872981.2021.1920090

FALCÃO, D.; GOMES, C. L. Estratégia e Táticas do Projeto “Cine Luce” no Contexto Pandêmico da Covid-19: o lazer em foco. Licere, Belo Horizonte, v.23, n.3, set/2020. Doi: https://bit.ly/3HzGULb. DOI: https://doi.org/10.35699/2447-6218.2020.25079

FREITAS, R. F. et al. Prevalência e fatores associados aos sintomas de depressão, ansiedade e estresse em professores universitários durante a pandemia da COVID-19. Jornal Brasileiro de Psiquiatria. v.70, n.4, p.283-92, 2021. Doi: 10.1590/0047-2085000000348 DOI: https://doi.org/10.1590/0047-2085000000348

GAUTA, R.; SHARMA, M. 2019-nCoV pandemic: a disruptive and stressful atmosphere for Indian academic fraternity. Brain, Behavior, and Immunity, 2020. Doi: https://bit.ly/3FqlrT2. DOI: https://doi.org/10.1016/j.bbi.2020.04.025

GHANDOUR et al. Double Burden of COVID-19 Pandemic and Military Occupation: Mental Health Among a Palestinian University Community in the West Bank. Annals of Global Health. v. 86, n. 1, 1–11, 2020. DOI: https://doi.org/10.5334/aogh.3007. DOI: https://doi.org/10.5334/aogh.3007

GOMES, N. P. et al. Saúde mental de docentes universitários em tempos de COVID-19. Saúde e Sociedade. São Paulo, v.30, n.2, e200605, 2021. Doi: 10.1590/S0104-12902021200605. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-12902021200605

GOMES, C. L. Lazer: necessidade humana e dimensão da cultura. Revista Brasileira de Estudos do Lazer. v. 1, n. 1, 3-20, 2014. Disponível em: https://bit.ly/3DwU6Oy. Acesso em: 08/10/2021. DOI: https://doi.org/10.35699/1981-3171.2014.847

KITA, Y.; YASUDA, S.; GHERGEL, C. Online education and the mental health of faculty during the COVID-19 pandemic in Japan. Nature Portfolio, v. 12, 8990, 2022. Doi: https://doi.org/10.1038/s41598-022-12841-x. DOI: https://doi.org/10.1038/s41598-022-12841-x

LOSEKANN, R. G. C. B.; MOURÃO, H. C. Desafios do teletrabalho na pandemia COVID-19: quando o home vira office. Caderno de Administração, Maringá, v. 28, Ed. Esp., jun./2020. Doi: https://bit.ly/3oAUcOO. DOI: https://doi.org/10.4025/cadadm.v28i0.53637

MAJOWICZ, S. E. What might the future bring? COVID-19 planning considerations for faculty and universities. Epidemiology and Infection, v. 148, e92, 1–5, 2020. Doi: https://bit.ly/3kLBDWT. DOI: https://doi.org/10.1017/S0950268820000898

MATIAS, A. B. et al. A pandemia da COVID-19 e o trabalho docente: percepções de professores de uma universidade pública no estado de São Paulo, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 28, n. 2, p. 537-546, 2023. Doi: 10.1590/1413-81232023282.11972022 DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232023282.11972022

MATOS, L. S.; PINHEIRO, W. C.; BAHIA, M. C. Vivências do Lazer para Discentes do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Pará no Contexto de Pandemia. Licere, Belo Horizonte, v.23, n.3, set/2020. Doi: https://bit.ly/3FqlBK8. DOI: https://doi.org/10.35699/2447-6218.2020.25433

MATTOS, S. M. et al. Recomendações de atividade física e exercício físico durante a pandemia Covid-19: revisão de escopo sobre publicações no Brasil. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, [S. l.], v. 25, 1–12, 2020. Doi: https://bit.ly/30L9mch. DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.25e0176

MULLA, Z. D. et al. Novel coronavirus, novel faculty development programs: rapid transition to eLearning during the pandemic. Journal of Perinatal Medicine, v. 48, n. 5, 446–449, 2020. Doi: https://bit.ly/3FwOy71. DOI: https://doi.org/10.1515/jpm-2020-0197

MONTENEGRO, G. M.; QUEIROZ, B. S.; DIAS, M. C. Lazer em Tempos de Distanciamento Social: Impactos da Pandemia de COVID-19 nas Atividades de Lazer de Universitários na Cidade de Macapá (AP). Licere, v. 23, n. 3, 1–26, 2020. Doi: https://bit.ly/3FuA4os. DOI: https://doi.org/10.35699/2447-6218.2020.24785

MUÑOZ-LEIJA, M. A. et al. Modifications to the delivery of a gross anatomy course during the pandemic at a Mexican medical school. European Journal of Anatomy, v. 24, n. 6, 507-512, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3csbOXy. Acesso em: 08/10/2021.

NABE-NIELSEN, K. et al. The effect of COVID‑19 on schoolteachers’ emotional reactions and mental health: longitudinal results from the CLASS study. International Archives of Occupational and Environmental Health, v. 95, p.855–865, 2022. Doi: https://doi.org/10.1007/s00420-021-01806-8 DOI: https://doi.org/10.1007/s00420-021-01806-8

PEDROZO-PUPO, J. C.; PEDROZO-CORTÉS, M. J.; CAMPOS-ARIAS, A. Perceived stress associated with COVID-19 epidemic in Colombia: an online survey. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, n. 5, e00090520, 2020. Doi: https://bit.ly/47oByPF DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00090520

PESSOA, A. R. R.; MOURA, M. M. M.; FARIAS, I. M. S. de. A Composição do Tempo Social de Mulheres Professoras Durante a Pandemia. Licere, [S. l.], v. 24, n. 1, 161–194, 2021. Doi: https://bit.ly/3qY4KKu. DOI: https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.29532

RIBEIRO, O. C. F. et al. Os Impactos da Pandemia da Covid-19 no Lazer de Adultos e Idosos. Licere, v. 23, n. 3, 391-428, 2020. Doi: https://bit.ly/2YYTRN2. DOI: https://doi.org/10.35699/2447-6218.2020.25456

SANTOMAURO, D. F. et al. Global prevalence and burden of depressive and anxiety disorders in 204 countries and territories in 2020 due to the COVID-19 pandemic. The Lancet, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3cvznys. Acesso em: 14/10/2021.

SANTOS, G. M. R. F.; SILVA, M. E.; BELMONTE, B. R. COVID-19: ensino remoto emergencial e saúde mental de docentes universitários. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 21, n. 1, 245-251, 2020. Doi: https://bit.ly/3nrNFqn.

SCHWARTZ, G. M. O conteúdo virtual: contemporizando Dumazedier. Licere, Belo Horizonte, v. 2, n. 6, 23-31, 2003. Doi: https://bit.ly/3DCJbmA.

SOUTTO MAYOR, S. T.; SILVA, M. de S.; LOPES, C. G. Perspectivas sobre o lazer das mulheres com a pandemia do novo coronavírus: reflexões a partir dos dados da pesquisa “o lazer no Brasil - representações e concretizações das vivências cotidianas”. Licere, Belo Horizonte, v.23, n.3, set/2020. Doi: https://bit.ly/3oAb4oU. DOI: https://doi.org/10.35699/2447-6218.2020.25363

STOPPA, E. A.; ISAYAMA, H. F. (Org.). Lazer no Brasil: representações e concretizações das vivências cotidianas. Campinas: Autores Associados, 2017.

WORLD HEATLH ORGANIZATION. WHO. Statement on the fifteenth meeting of the IHR Emergency Committee on the COVID-19 pandemic. Disponível em: https://bit.ly/45im9hY. Acesso em: 06/05/23.

Publiée

2024-01-19

Numéro

Rubrique

Artigos Originais

Comment citer

Lazer Antes e Durante e Trabalho Docente Durante a Pandemia de Covid-19. (2024). LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 26(4), 267-297. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2023.49563