Lazer e Trabalho Docente

O Tempo e o Planejamento para Usufruto do Lazer de Professores(as) do Ensino Superior

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2024.54937

Mots-clés :

Lazer, Trabalho, Professor(a) universitário, Educação física

Résumé

A presente pesquisa objetivou analisar a possível existência organizada e/ou planejada de uma disposição de tempo fora do ambiente de trabalho para o lazer na realidade do(a) docente universitário do IFCE campus Juazeiro do Norte. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como qualitativa, descritiva e de campo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 11 professores(as) de Educação Física, no tratamento das informações, adotou-se a análise de conteúdo por Bardin (2016). Os(As) professores(as) em sua maioria destacaram que é possível vivenciar atividades de lazer desprendidas das obrigações laborais e domésticas apesar de que o lazer não é planejado, apenas executado. Verifica-se com isso que o lazer ainda vive à mercê do trabalho no que tange ao planejamento e à sua organização, não sendo uma prioridade nessas esferas da vida cotidiana.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Lourenço Nunes Batista Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

[1] Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Graduado em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - (IFCE). Membro do Grupo de Estudos Sobre Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR) e do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Corporeidade e Sociedade (GEPEECOS).

Amanda Raquel Rodrigues Pessoa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - (UECE). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará - (UFC). Professora permanente do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Ceará - (IFCE). Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Corporeidade e Sociedade (GEPEECOS). Pesquisadora colaboradora no Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS

Références

ALMEIDA, Eleuza Franco da Silva. A formação inicial de professores: uma análise do curso de pedagogia no Brasil. 117f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Inhumas – FACMAIS, 2023.

ALMEIDA, Hilgeany de Freitas Timoteo et al. Lazer na educação física escolar: percepções dos professores de educação física das escolas estaduais de educação profissional. in: Educação física e suas interfaces: lazer, aventura e meio ambiente [e-book]. Guarujá, SP: Científica Digital, 2022.

AQUINO, Cássio; MARTINS, José. Ócio, lazer e tempo livre na sociedade do consumo e do trabalho. Revista mal-estar e subjetividade, Fortaleza, v. 7, n. 2, p. 479-500, 2007.

BARDIN, Laurence. Análise do conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.

CHELUCHINHAK, Aline; CAVICHIOLLI, Fernando. A Teoria da Classe Ociosa: o que nos diz Veblen sobre natureza e comportamento humano, consumo, esporte e lazer. Licere, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 1-38, 2010.

CONCEIÇÃO, Vagner Miranda da; MARRA, Robert; FARIAS, Yann Handell. O (não) lazer do professor universitário durante a pandemia de COVID-19. In: MISSIAS-MOREIRA, R.; HASSE, M.; MANUEL, B. G.; CONCEIÇÃO, V. M. (Org.). Educação Física e Ciências do desporto em seus diversos olhares. São Paulo: CRV, 2021.

DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do lazer. São Paulo, Perspectiva, 1974.

ELIAS, Norbert; DUNNING, Eric. A busca da excitação. Lisboa-PT: Difel, 1992.

FERREIRA, Raimundo Nonato. Aderências e resistências no Programa de Formação de Gestores Educacionais de Pernambuco (PROGEPE). 174f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco – UPE, 2023.

GOMES, Christianne Luce. Frui Vita: A alquimia do lazer. Ponta Grossa - PR: Atena, 2023.

GOMES, Christianne Luce. Lazer: necessidade humana e dimensão da cultura. Revista Brasileira de Estudos do Lazer. Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 3-20, 2014.

HALLEY, Gustavo Fonseca; MACIEL, Marcos Gonçalves. sobre ócio, lazer e tempo livre: dirimindo imprecisões. Rev. Turismo y Sociedad, v. 32, p. 301-317, 2023.

HONORIO, Deane Taiara Soares. O discurso da reforma do ensino médio e suas implicações para a formação da classe trabalhadora. 184f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Alagoas – UFAL, 2023.

LAFARGUE, Paul. O direito a preguiça. Ebooks Brasil, 1999. Disponível em: O Direito à Preguiça (ebooksbrasil.org). Acesso em 12 de ago. de 2023.

LIMA, Marcelo. Justiça, educação e trabalho, caminhos e percalços da docência. 1. ed. Curitiba: Appris, 2021. Disponível em: Justiça, Educação e Trabalho – Caminhos e Percalços da Docência - Marcelo Lima - Google Livros. Acesso em: 19 de nov. de 2023.

MARCELLINO, Nelson Carvalho. Estudos do lazer: uma introdução. [e-book] Campinas, SP: Autores Associados, 2021. Disponível em: Estudos do lazer: uma introdução - Nelson Carvalho Marcellino - Google Livros. Acesso em: 24 de jul. 2023.

MARCINO, Lethícia Farias et al. Prática de lazer em adolescentes e fatores associados: implicações para o cuidado. Acta Paul Enferm. São Paulo, v. 35, p. 1-8, 2022.

MONTENEGRO, Gustavo Maneschy; ISAYAMA, Hélder Ferreira. Lazer e a formação cultural de docentes universitários nos estados do Pará e Amapá. Revista Brasileira de Estudos do Lazer, Belo Horizonte, v. 9, n. 2, p. 79-92, 2022.

MOURA, Diego Luz. Pesquisa qualitativa: um guia prático para pesquisadores iniciantes. Curitiba: CRV, 2021.

MUNNÉ, F. Psicosociologia del tiempo libre: Um enfoque crítico. México, DF: Trilhas. 1980.

NEUBERT, Luiz Flávio. Disposições sociais e usos do tempo para lazer. Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Minas Gerais, v. 8, n. 2, p. 103-113, 2013.

PAES, Rute Gabriela dos Santos; PERINOTTO, André Riane costa. A cultura no desenvolvimento do turismo e hábitos de consumo do audiovisual. In: Fórum internacional de turismo do Iguassu. Foz do Iguaçu, 16ª ed. 2022.

PEREIRA, Marcela Andressa Semeghini. Eficácia do direito ao lazer do professor: elemento para a manutenção da ordem econômica brasileira. Revista de direito econômico e socioambiental, Curitiba, v. 6, n. 1, p. 64-87, 2015.

PEREIRA, Marcela Andressa Semeghini. O direito ao lazer de professor do ensino superior. Revista da faculdade de direito, Rio de Janeiro, n. 30, 2016.

ROCHA, Arlindo Nascimento. Blaise Pascal: desejo e divertimento como fuga de si mesmo na antropologia pascaliana. Diversidade religiosa, João Pessoa, v. 7, n. 1, p. 241-259, 2017.

RODRIGUES, Marina Lara. convivência em sala de aula inclusiva: estudo etnográfico das relações interpessoais na escola. 213f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, 2023.

SANTOS, Sandro Moura. Formação docente para a educação profissional, científica e tecnológica: a identidade dos professores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul/Campus Corumbá. 174f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, 2023.

SARTORETTO, Leonardo. Contribuição ao estudo político da implementação do corporativismo brasileiro (1930-1945). Revista Marx e o Marxismo, v. 11, n. 20, p. 32-49, 2023.

SILVA, Lourenço Nunes Batista. PESSOA, Amanda Raquel Rodrigues. Análise da utilização do tempo dos professores de Educação Física do ensino superior do IFCE - campus Juazeiro do Norte. Corpoconsciência. v. 26, n. 2, p. 1-15, 2022a.

SILVA, Lourenço Nunes Batista. PESSOA, Amanda Raquel Rodrigues. Uma investigação dos interesses de lazer dos professores de educação física do IFCE – campus Juazeiro do Norte. Licere, Belo Horizonte, v. 25, n. 4, p. 58-82, 2022b.

SILVESTRE, Bruno Modesto; AMARAL, Silvia Cristina Franco do. Precários no trabalho e no lazer: um estudo sobre os professores da rede estadual paulista. Movimento, Porto Alegre, v. 25, p. 1-13, 2019.

SOUZA; Maira Cazeto Lopes; CARBALLO, Fábio Peron; LUCCA, Sérgio Roberto de. Fatores psicossociais e síndrome de Burnout em professores da educação básica. Psicologia escolar e educacional. São Paulo, v. 27, p. 1-8, 2023.

TAQUETTE, Stella R.; BORGES, Luciana. Pesquisa qualitativa para todos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.

VEBLEN, T. A Teoria da Classe Ociosa - Um estudo econômico das instituições. Trad. Olívia Krähenbühl. São Paulo: Ática, 1974.

VIEIRA, Airton Campos, Estresse policial e a síndrome de Burnout. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 9, n. 6, p. 20371-20392, 2023.

Téléchargements

Publiée

2024-10-01

Comment citer

Silva, L. N. B., & Pessoa, A. R. R. (2024). Lazer e Trabalho Docente: O Tempo e o Planejamento para Usufruto do Lazer de Professores(as) do Ensino Superior. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 27(3), 1–27. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2024.54937

Numéro

Rubrique

Artigos Originais