Paisagem Virtual e os Green Game Jam no Enfrentamento à Crise Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.35699/2447-6218.2024.57315Palabras clave:
Paisagem, Videogames, LazerResumen
Alterações nas paisagens naturais representam preocupações mundiais. Considerando o interesse pelos videogames no contexto do lazer, torna-se instigante compreender se paisagens virtuais representam subsídios na sensibilização ambiental. Esse estudo objetivou analisar as estratégias adotadas nos 10 videogames premiados no Green Game Jam 2023, como coadjuvantes no enfrentamento aos desafios ambientais. O estudo qualitativo foi desenvolvido por meio de pesquisas exploratória e documental, tomando como foco os enredos, paisagens virtuais, significados e representações nesses games. Os dados analisados descritivamente por análise de conteúdo multimodal apontam que as empresas participantes adequaram os enredos, as paisagens e os personagens dos games para estimular estratégias pró-ambientais, evidenciam os videogames como potencial significativo no enfrentamento aos desafios ambientais.
Referencias
ALEXANDER, J. S.; JOHANSSON, Ö.; XIAO, L.; CHETRI, M.; LKHAGVAJAV, P.; KARUMBAYA, R.; WRIGHT, B.; MODAQIQ, W.; LOVARI, S. Snow Leopard Network: 20 years of collaboration among practitioners. Oryx, Cambridge, v. 57, n. 5, p. 559-560, 2023. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/oryx/article/snow-leopard-network-20-years-of-collaboration-among-practitioners/DFA0A8638A86EC635326DC6292412357?utm_campaign=shareaholic&utm_medium=copy_link&utm_source=bookmark Acesso em: 17 jan. 2025
AMADORI, G. Gaming for ecological activism: a multidimensional model for networks articulated through video games. Games and Culture, Los Angeles, n. 1, p. 15554120231170141, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1177/15554120231170141. Acesso em: 20 nov. 2023.
ANDREWS, E. To save the bees or not to save the bees: honey bee health in the Anthropocene. In: Rethinking Food System Transformation. Cham: Springer, 2022. p. 241-252.
ARAÚJO, E.; SILVA, H.; MELOTTI, R. Percepções dos visitantes da base do Projeto Tamar de Vitória (es) como um espaço não formal de educação. In: SEMANA DE BIOLOGIA DA UFES DE VITÓRIA, 12, 2021, Vitória. Anais [...] Vitória: SeBiVix, 2021. p. 41-41. v. 2. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/sebivix/article/view/34945. Acesso em: 15 fev. 2024.
ARENDT, M. D.; SCHWENTER, J. A.; OWENS, D. W. Climate-mediated population dynamics for the world’s most endangered sea turtle species. Scientific Reports, London, v. 13, n. 1, p. 14444, 2023. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41598-023-41647-8. Acesso em: 15 fev. 2024.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de L. A. R. Augusto. 1. ed. rev. eampl. Lisboa: Edições 70, 2011.
CALISTO, A.; BARBOSA, D.; SILVA, C. Uma análise comparativa entre jogos educativos, visando a criação de um jogo para educação ambiental. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2010, Porto Alegre. Anais [...] Porto Alegre: SBIE, 2010. p. 1-10. Disponível em: http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/sbie/article/view/1439. Acesso em: 16 nov. 2023.
CUSHMAN, S. A. Entropy in landscape ecology: a response to stepinski. Landscape Ecology, v. 38, n. 1, p. 1-5, 2023. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10980-022-01554-1. Acesso em: 10 nov. 2023.
DOMINGOS, L. E.; SILVA, J. G. F. Aula de campo no projeto TAMAR: conscientizando alunos do nível 1 da educação infantil, sobre os cuidados e sobrevivência das tartarugas no habitat de proteção. Revista de Psicologia, Jaboatão dos Guararapes, v. 14, n. 50, p. 823-834, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2243. Acesso em: 10 fev. 2024.
ELLIS, R. Capitalist agriculture and the global bee crisis. London: Routledge, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.4324/9781003142294. Acesso em: 15 fev. 2024.
ENACHE, A.; FRIBERG, R.; WIKLANDER, M. Demand for in-app purchases in mobile app: a difference-in-difference approach. International Journal of Industrial Organization, v. 88, p. 102945, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijindorg.2023.102945. Acesso em: 15 fev. 2024.
FIGUEIREDO, J. P.; SCHWARTZ, G. M. Atividades de aventura e educação ambiental como foco nos periódicos da área de Educação Física. Motriz, Rio Claro, v. 19, n. 1, p. 467-479, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1980-65742013000200024. Acesso em: 10 nov. 2023.
FINARDI, F.; ULASOWICZ, C. Aprendendo práticas corporais de aventura na Educação Física: da escola à universidade. v.48. Curitiba: Editora CRV, 2023.
FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR. Fundação Projeto TAMAR, 2024. Disponível em: https://www.tamar.org.br/interna.php?cod=63. Acesso em: 20 mar. 2024.
GONÇALVES, M. Z.; AZAMBUJA, L. S. Onde termina o uso recreativo e inicia a dependência de jogos eletrônicos: uma revisão de literatura. Aletheia, Canoas, v. 54, n. 1, jan./jun. 2021. Disponível em: http://posgrad.ulbra.br/periodicos/index.php/aletheia/article/view/6645. Acesso em: 15 nov. 2023.
GOOGLE PLAY. June´s Journey: hidden objects, 2024. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=net.wooga.junes_journey_hidden_object_mystery_game&hl=pt_BR&gl=US. Acesso em: 15 nov. 2023.
HOWARD, M. C.; HENDERSON, J. A review of exploratory factor analysis in tourism and hospitality research: identifying current practices and avenues for improvement. Journal of Business Research, v. 154, n. 1, p. 113328, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2022.113328. Acesso em: 15 nov. 2023.
LAKSHMI, S. Strategies for Promoting Sustainability in IT and Analytics. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON REINVENTING BUSINESS PRACTICES, START-UPS AND SUSTAINABILITY, 3, Orlando, 2024. Proceedings [...] Dordrecht, Atlantis Press, 2024. p. 858-868. Disponível em: https://www.atlantis-press.com/proceedings/icrbss-23/125998462. Acesso em: 20 mar. 2024.
LIMA JUNIOR, E. OLIVEIRA, G.S.; SANTOS, A.C.O.; SCHNEKENBERG, G.F.. Análise documental como percurso metodológico na pesquisa qualitativa. Cadernos da FUCAMP, Monte Carmelo, v. 20, n. 44, p. p.36-51, 2021. Disponível em: https://www.revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2356. Acesso em: 15 nov. 2023.
MANSFIELD, L.; WHEATON, B. (orgs). Leisure and the politics of the environment. Abingdon: Routledge, 2023.
MCCARTHY, T.; MALLON, D.; SCHWARTZ, K. R. Snow leopards. Amsterdã: Elsevier, 2023.
MATUMOTO, A. O.; GONÇALVES-SEGUNDO, P. R. Análise visual de jogos bidimensionais: uma abordagem por meio da semiótica social. Texto Livre, Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p. e39398, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.39398. Acesso em: 14 nov. 2023.
MUKHAMMADJONOVNA, M. G. Formation of ecological consciousness in education. Journal of pedagogical Inventions and Practices, Plano, v. 16, n. 1, p. 1-3, 2023. Disponível em: https://www.zienjournals.com/index.php/jpip/article/download/3179/2654. Acesso em: 10 nov. 2023.
NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Como o mercado de games está enfrentando a crise climática? Notícias, Brasília, 04 maio 2022. Disponível em:https://brasil.un.org/pt-br/180425-como-o-mercado-de-games-est%C3%A1-enfrentando-crise-clim%C3%A1tica.
OLIVEIRA, J. N. et al. Gamificação: uma metodologia ativa e facilitadora no processo ensino-aprendizagem de ciências naturais e educação ambiental na perspectiva da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Brazilian Journal of Health Review, São José dos Pinhais, v. 6, n. 2, p. 5554–5564, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.34119/bjhrv6n2-086. Acesso em: 18 mar. 2024.
PATTERSON, T.; BARRATT, S. Playing for the Planet - How video games can deliver for people and the environment. Arendal: UN Environment/GRID-Arendal, 2019. Disponível em: https://gridarendal-website-live.s3.amazonaws.com/production/documents/:s_document/506/original/gamingpub2019.pdf?1569241220. Acesso em: 18 mar. 2024.
PEREIRA, D. W.; ARMBRUST, I. Pedagogia da aventura: os esportes radicais, de aventura e de ação na escola. Jundiaí: Fontoura, 2023.
PERNISA JÚNIOR, C.; MORENO, M. P. Metaverso: possibilidades para um ambiente imersivo. ALCEU, Rio de Janeiro, v. 23, n. 49, p. 68–84, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.46391/ALCEU.v23.ed49.2023.299. Acesso em: 10 nov. 2023.
PIMENTEL, I. Registro de marcas e desenhos industriais por desenvolvedores de videogames no Brasil. 2023. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Inovação) - Academia de Propriedade Intelectual Inovação e Desenvolvimento, Instituto Nacional da Propriedade Industrial, Rio de Janeiro, 2023. Disponível em: https://www.gedai.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Pimentel-dissertacao_Videogames_2023-Isabella-Pimentel.pdf. Acesso em: 15 mar. 2024.
PLAYING FOR THE PLANET. Love & Pies for Green Game Jam 2023. 2023a. Disponível em: https://www.playing4theplanet.org/participants/love-pies. Acesso em: 20 mar. 2024.
PLAYING FOR THE PLANET. Participants Pac-Man Play for the Himalayas, 2023b. Disponível em: https://www.playing4theplanet.org/participants/pac-man. Acesso em: 18 mar. 2024.
PLAYING FOR THE PLANET. Participants May talking Angela 2, 2023c. Disponível em: https://www.playing4theplanet.org/participants/my-talking-angela-2. Acesso em: 18 mar. 2024.
PLAYING FOR THE PLANET. Participants Mag Interactive, 2023d. Disponível em: https://www.playing4theplanet.org/participants/word-brain. Acesso em: 18 mar. 2024.
RIEHL, J.; HAMLIN, B. Work in progress: who answered first? A trivia game utilizing timed electronic classroom response systems. In: FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE, 2012, Seattle. Proceedings [...] Seattle: IEEE, 2012. p. 1-2. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/6462440. Acesso em: 19 mar. 2024.
ROSA, V. C.; GONÇALVES, A. C. P. Rewilding: a resiliência na preservação de espécies ameaçadas de extinção. In: ANDRADE, J. K. B. (org.). Temas Atuais em Ciências Ambientais. Campina Grande: Licuri, 2023. p. 1-13.
ROSS, E. Using video games and play to tell climate stories. Communicating Climate, Leeds, v. 1, n. 1, p. 141-143, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1108/978-1-83753-640-520241019. Acesso em: 20 mar. 2024.
SANTOS, C. B. M.; COELHO, G. L. S. O antropoceno e suas relações com a história dos games. Topoi: Revista de História, Rio de Janeiro, v. 24, n. 54, p. 747-769, 2023. https://doi.org/10.1590/2237-101X02405406 . Acesso em: 12 mar. 2024.
SARAVANAN. Why is Love & Pies an innovation in match 3 games? 2021. Disponível em: https://medium.com/@saravanan.gamedesign/why-love-pies-the-most-innovative-match-3-game-531e34e207a3. Acesso em: 20 mar. 2024.
SHERMUKHAMMADOV, B. Creativity of a teacher in an innovative educational environment. Journal of Higher Education Theory & Practice, v. 22, n. 12, p. 126-132, 2022. Disponível em: https://articlearchives.co/index.php/JHETP/article/view/3523/3494. Acesso em: 15 nov. 2023.
SILVA, C. L; BEPPLER, R.C.R.; WICHINHESKI, E.; HINERASKE, L..Educação para o lazer e para o meio ambiente a partir de um brinquedo robô: dialogando com Paulo Freire e Mikhail Bakhtin. Diálogo, Canoas, v. 1, n. 51, p. 1-10, 2022. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/10518. Acesso em: 15 nov. 2023.
SUASSUNA, D. A educação ambiental e o Projeto Tamar. Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental, Rio Grande, v. 9, n. 1, p. 55-67, 2004. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/911/367. Acesso em: 12 mar. 2024.
TEREZANI, D. R.; BAHIA M.C.; ANDRADE, C.P; ROSA, M.C.; BARBOSA, F.S.; MARCELLINO, N.C. Lazer e meio ambiente na Revista Licere. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 21, n. 1, p. 16-26, 2013. Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/5571/1/ARTIGO_LazerMeioAmbiente.pdf. Acesso em: 15 nov. 2023.
SERAFINI, F.; REID, S. F. Multimodal content analysis: expanding analytical approaches to content analysis. Visual Communication, New Castle, v. 22, n. 4, p. 623-649, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1470357219864133. Acesso em: 20 nov. 2023.
SHRESTHA, B.; KINDLMANN, P. Implications of landscape genetics and connectivity of snow leopard in the Nepalese Himalayas for its conservation. Scientific reports, London, v. 10, n. 1, p. 19853, 2020. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41598-020-76912-7. Acesso em: 12 mar. 2024.
SHRESTHA, L. et al. Mammalian research, diversity and conservation in the Far Eastern Himalaya Landscape: a review. Global Ecology and Conservation, v. 34, p. e02003, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.gecco.2022.e02003. Acesso em: 15 mar. 2024.
SYAFRUDIN, M.; ALFIAN, G.; FITRIYANI, N.L; ANSHARI, M.. Applied artificial intelligence for sustainability. Sustainability, Basel, v. 16, n. 6, p. 2469, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su16062469. Acesso em: 20 mar. 2024.
TIGA. Tiga Games Industry Awards 2023, 2023. Disponível em: https://tiga.org/awards/2023-winners. Acesso em: 20 mar. 2024.
TUERLINGS, N. Love & Pies: A Masterful Pivot to Merge-2, 2022. Disponível em: https://naavik.co/deep-dive-love-and-pies-merge2/. Acesso em: 20 mar. 2024.
TURNER, M. G. Landscape ecology: what is the state of the science? Annual Review of Ecology, Evolution and Systematics, San Mateo v. 36, n. 1, p. 319-344, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1146/annurev.ecolsys.36.102003.152614. Acesso em: 12 nov. 2023.
VIEIRA, E. A. Em torno da natureza das coisas e das imagens. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, Belo Horizonte, v. 33, n. 4, p. 180-203, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/45255/43300Acesso em: 20 nov. 2023.
WEINHARDT, R. M. E-sports, sustentabilidade e meio ambiente. Fair Play Ambiental, 27 out. 2019. Disponível em: https://www.fairplayambiental.com.br/post/e-sports-sustentabilidade-e-meio-ambiente. Acesso em: 12 nov. 2023.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.