Lazer e Formação Profissional

Um Estudo sobre Licenciatura e Bacharelado em Educação Física

Autores

  • Rodrigo de Oliveira Gomes Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Helder Ferreira Isayama Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2013.673

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Currículo, Educação Física e Treinamento

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o trabalho desenvolvido nas disciplinas relacionadas ao Lazer dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas de Belo Horizonte/MG. Foram combinadas as pesquisas: bibliográfica e de campo em uma abordagem qualitativa de investigação. O instrumento para a coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada realizada com os docentes das disciplinas sobre lazer. Para o tratamento dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo temática. Pude constatar que o limite expresso na concepção sobre o lazer dentro da diferenciação entre as modalidades: licenciatura e bacharelado na Educação Física, é anunciada apenas na questão dos campos de atuação profissional. Desta forma, o entendimento sobre lazer: seus conteúdos, interesses, histórico, concepções e significados é algo comum para ambas as modalidades. Além disso, há maior ênfase dos estudos sobre o lazer nos cursos de bacharelado.

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Publicado

2013-12-20

Como Citar

Gomes, R. de O., & Isayama, H. F. (2013). Lazer e Formação Profissional: Um Estudo sobre Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 16(4). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2013.673

Edição

Seção

Artigos Originais