Educação Ambiental e o Programa Esporte e Lazer da Cidade
Uma Análise de Possibilidades nas Políticas Públicas
DOI :
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2011.750Mots-clés :
Educação Ambiental, Atividades de Lazer, Políticas PúblicasRésumé
O movimento ambientalista articula diversas ações em vários setores da sociedade brasileira ele está nas escolas, nas ONG ́s, nas políticas públicas, nas empresas e na conduta humana. Algumas iniciativas governamentais contribuem com esse movimento desenvolvendo políticas públicas que disseminam, divulgam e reforçam as diretrizes mundiais em defesa do ambiente limpo e saudável, entre essas iniciativas este ensaio evidencia a educação Ambiental enquanto movimento histórico que influencia pelas suas diretrizes os diversos espaços na vida. O Programa de Esporte e Lazer da Cidade é uma iniciativa governamental que propõe ações de valorização da cultura e da história do povo brasileiro através de ações locais de impactos globais, transformando o lazer e o esporte em um espaço pedagógico para aprendizagem aproximando o campo do lazer, do esporte e das políticas públicas às diretrizes da Educação Ambiental.
Références
BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental/ Programa Nacional de educação Ambiental. Documento eletrônico disponível no sitio do Ministério do Meio ambiente/ Educação Ambiental.<http://www.mma.gov.br/index.cfm?id_estrutura=20&id_conteudo=1068.
COSTA, Lamartine P. Meio Ambiente e Desporto. Uma Perspectiva Internacional. Universidade do Porto, Portugal: Universidade do Porto, 1997.
DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental. Princípios e Praticas. 6. ed. Rev. e amp. São Paulo: Gaia, 2000.
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da terra. São Paulo: Peirópolis, 2000. (Série Brasil Cidadão).
JACOBI, Pedro. Movimento ambientalista no Brasil. Representação social e complexidade da articulação de práticas coletivas. In: Ribeiro, W. (Org.) Patrimônio Ambiental . São Paulo: EDUSP, 2003.
KUNZ, Elenor. Transformação Didático-pedagógica do esporte. Injuí: Ed. Unijuí, 2003.
LAYRARGUES, Philippe Pomier. Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, Diretoria de Educação Ambiental, 2004. 156 p.