Cerveja e Publicidade

Uma Estreita Relação entre Lazer e Consumo

Autores

  • Mayara Bertolo Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
  • Liana Romera Universidade Federal do Espirito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2011.771

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Cerveja, Anúncios

Resumo

São inúmeros os fatores que contribuem para o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, dentre os quais, destacam-se as propagandas de cerveja que estabelecem estreita relação entre beber e a vivência do lazer da população jovem. O objetivo do estudo é analisar as formas de menção aos interesses culturais do lazer na relação com comerciais de cerveja. Foram coletados em sites da internet, 39 comerciais de cerveja veiculados na televisão, no período de março de 2009 a março de 2010, analisados e classificados conforme a mensagem principal em quatro categorias. Do total 51,3% dos comerciais apontaram os interesses sociais do lazer, 28,2% os interesses esportivos, 12,8% os interesses turísticos e 5,1% dos comerciais não utilizaram a temática do lazer como argumento de convencimento ao consumo. Concluiu-se que dentre as estratégias utilizadas pelas propagandas destaca-se o uso de imagens que fazem referência à vivencia do lazer em espaços agradáveis com ênfase na diversão e socialização do público jovem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARTHES, R. Elementos de semiologia. Tradução Isidoro Blikstein. 16. ed. São Paulo: Editora Cultrix, 2006.

BOUER, J. Tudo sobre Álcool, Cigarro e Drogas. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2006.

BORGES, L. Dragas e Vício. São Paulo: Editora Alaúde, 2003.

BRASIL. Conselho Nacional Antidroga- CONAD.I Levantamento Nacional sobre os Padrões de Consumo de Álcool na População Brasileira. Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP – 2007.

________. Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Seção II Artigo 243. Presente no Estatuto da Criança e Adolescente. Disponível em: www.planalto.gov.br/Ccivil_03/Leis) L8069.htm .

________. Lei 9.294/96, de 15 de julho de 1996. Dispõe sobre as restrições ao uso e à propaganda de produtos fumígeros, bebidas alcoólicas, medicamentos, terapias e defensivos agrícolas, nos termos do § 4° do art. 220 da Constituição Federal. Disponível em: <http://www.dji.com.br/constituicaofederal/cf220a224.htm>.

BUCHER, R. OLIVEIRA, S.R.M. O discurso do “combate às drogas” e suas ideologias. Revista. Saúde Pública, v.28, n. 2, p. 137-43, 1994.

CARLINI-MARLATT, B. Jovens e drogas: saúde, política neoliberal e identidade jovem. In: ABRAMO, H; BRANCO, P.P.M. (Org.) Retratos da juventude brasileira. São Paulo: Instituto da cidadania/ Fundação Perseu Abramo, 2008 p. 303-321.

CAMARGO, L O. L. O que é lazer. São Paulo: Brasiliense, 1999.

CEBRID. Livreto informativo sobre drogas psicotrópicas. São Paulo: Departamento de Psicobiologia da Unifesp, 2003.

DUMAZEDIER, J. Valores e conteúdos culturais do lazer. São Paulo: SESC, 1980.

ESCOHOTADO, A. La historia Elemental de lãs drogas. Barcelona: Anagrana, 1996.

GOMIDE, P. I. C. Crianças e adolescentes em Frente a TV: O que e quanto assistem de televisão. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 19, n.30, p. 17 – 28, 2002.

________.; PINSKY, I. A influencia da mídia e o uso das drogas na adolescência. In: PINSKY, I. BESSA, M. A. (Org.) Adolescência e drogas. São Paulo: Contexto, 2004.

JOLY, M. Introdução à analise da imagem: Tradução Marine Appenzeller – Campinas, Papirus, 1996.

LARANJEIRA, R.; PINSKY, I. Alcoolismo. São Paulo: Editora Contexto, 1997.

MARCONDES FILHO, C. A linguagem da sedução: A conquista das consciências pela fantasia. São Paulo: Perspectiva., 1988.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa Social. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

PEIRCE, C. S. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 1977.

PINSKY, I. Publicidade de bebidas alcoólicas e os jovens. São Paulo: FAPESP, 2009.

________.; JUNDI, S A R J E. O impacto da publicidade de bebidas alcoólicas sobre o consumo entre jovens: revisão da literatura internacional. Rev. Bras. Psiquiatra. [online]. v.30, n.4, p. 362-374. 2008.

________.; SILVA, M. As bebidas alcoólicas e os meios de comunicação: revisão de literatura. Revista ABP – APAL, v. 17, n.3, p. 115 – 121, 1995.

REIS, H.H; ROMERA, L.A. O uso de álcool, futebol e torcedores brasileiros. Motriz, Rio Claro, v.15, n.3, p.541-551, jul./set. 2009.

ROJEK, C. Celebridade. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

SANTAELLA, L. O que é semiótica. Brasiléia: Brasiliense, 1980.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho cientifico. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

Downloads

Publicado

2011-06-20

Como Citar

Bertolo, M., & Romera, L. (2011). Cerveja e Publicidade: Uma Estreita Relação entre Lazer e Consumo. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 14(2). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2011.771

Edição

Seção

Artigos Originais