Lazer, Escola e Educação Física Escolar
Encontros e Desencontros
DOI :
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2011.785Mots-clés :
Atividades de Lazer, Educação, Educação Física e TreinamentoRésumé
O objetivo do presente texto foi apresentar reflexões sobre o lazer e sua relação com a educação, a escola e a educação física escolar. A partir da leitura de autores que discutem os temas propostos: 1) busquei desenvolver considerações sobre os conteúdos culturais do lazer e sua abordagem nas aulas de educação física escolar; 2) abordar aspectos referentes aos equipamentos específicos e não específicos de lazer e a escola no âmbito dessa discussão; e 3) por fim, compartilhar algumas reflexões sobre o “currículo” do lazer na escola.
Téléchargements
Références
BRACHT, V. Educação Física Escolar e Lazer. In:WERNECK, C. L. G. e ISAYAMA, H. F. (Org.). Lazer, recreação e educação física. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
________. Educação Física Conhecimento e Especificidade. In: SOUZA, E. S. e VAGO, T. M. (Org.). Trilhas e Partilhas: Belo Horizonte: Ed. Do autor, 1997.
BRASIL. Lei 9.394 Diretrizes e Bases da Educação Nacional, art. 26 alterada pela lei 10.793, de 1 de dezembro de 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.793.htm#art26§3. Acesso em: 29 mar 2011.
CAMARGO, L. O. Recreação Pública. Cadernos de Lazer, São Paulo, n. 4, p. 29-36. 1979.
________. O que é lazer. São Paulo: Brasiliense. 1986.
DOMENEGHINI, F.; SANTOS, M. O.; SILVA, R. A. Os conteúdos culturais do lazer nas aulas de educação física. SEMINÁRIO “O LAZER EM DEBATE”, 10, Belo Horizonte. Coletânea... Belo Horizonte: UFMG/DEF/CELAR, 2009, p. 272 - 278.
DUMAZEDIER, J. Valores e conteúdos culturais do lazer. São Paulo: SESC, 1980.
GOMES, C. L. Lazer – Concepções. In: GOMES, C. L. (Org.). Dicionário crítico do lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
________. Significados de recreação e lazer no Brasil:reflexões a partir de análises de experiências institucionais (1926 – 1964). 2003. Tese (doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
ISAYAMA, H. F. Recreação e Lazer Como Integrantes de Currículos dos Cursos de Graduação em Educação Física. 2002. Tese (Doutorado) Educação Física – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
MARCASSA, L. Lazer – Educação. In: GOMES, C. L. (Org.). Dicionário crítico do lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
MARCELLINO, N. C. Lazer e Educação. 13. ed. Campinas: Papirus, 2008.
________. Estudos do lazer: uma introdução. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2006.
MELO, V. A. Conteúdos Culturais. In: GOMES, C. L. (Org.). Dicionário crítico do lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
MONTEIRO, F. L.; SILVA, L. F. Lazer-Educação e Educação para o Lazer no ensino Médio. SEMINÁRIO “O LAZER EM DEBATE”, 10, Belo Horizonte. Coletânea... Belo Horizonte: UFMG/DEF/CELAR, 2009, p. 265-271.
PELLEGRIN, A. D. Equipamento de Lazer. In: GOMES, C. L. (Org.). Dicionário crítico do lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
REQUIXA, R. Sugestão de Diretrizes para uma Política Nacional de Lazer. São Paulo: SESC, 1980.
________. Cadernos de Lazer. São Paulo: SESC, 1976.
RODRIGUES, C.; STEVAUX, R. P. Pensando a educação para o lazer. SEMINÁRIO “O LAZER EM DEBATE”, 10, Belo Horizonte. Coletânea... Belo Horizonte: UFMG/DEF/CELAR, 2009, p. 258-264.
SCHWARTZ, G. M. Internet. In: GOMES, C. L. (Org.). Dicionário crítico do lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
VAGO, T. M. A Educação Física na Cultura Escola: Discutindo Caminhos para Intervenção e a Pesquisa. In: BRACHT, V. e CRISORIO, R. (Org.). A Educação Física no Brasil e na Argentina: identidade, desafios e perspectivas. Campinas: Autores Associados; Rio de Janeiro: PROSUL, 2003.
________. M. Intervenção e conhecimento na escola: por uma cultura escolar de Educação Física. IN: GOELLNER, S. V. (Org.). Educação Física/Ciências do Esporte: intervenção e conhecimento. Florianópolis: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, 1999.
WERNECK, C. L. G. Lazer, Trabalho e Educação: relações históricas, questões contemporâneas. Belo Horizonte: Editora UFMG/CELAR, 2000.
WERNECK, C. L. G. e ISAYAMA, H. F. (Org.). Lazer, recreação e educação física. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.