Do Jogo e do Lúdico no Ensino da Educação Física Escolar

Auteurs

  • José Pereira de Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • João Carlos Neves de Souza e Nunes Dias Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI :

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2010.830

Mots-clés :

Educação Física e Treinamento, Educação, Cultura, Atividades de lazer

Résumé

Compreendendo o jogo como fenômeno da cultura e como conteúdo da Educação Física escolar, a partir da Cultura de Movimento, direcionamos nossa reflexão na relação entre jogo e lúdico. No sentido de evidenciar aproximações e distanciamentos, destacamos o esporte moderno como um ponto de tensão dessa relação, que resignifica o sentido do jogo e sua relação com o lúdico.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BARROS, M. O livro das ignorãças. Rio de Janeiro: Record, 2004. 104 p.

BENJAMIN, W.. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. 5. ed. São Paulo: Editora 34, 2002. 176 p.

BRACHT, V. Sociologia crítica do esporte: uma introdução. 2. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003. 134 p.

BROTTO, F. O. Jogos cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar! 7. ed. Santos: Ed. Re-Novada, 1997. 170 p.

CALLOIS, R. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Lisboa: Cotovia, 1990. 228 p.

ELIAS, N.; DUNNING, E. A busca da excitação. Lisboa: Difel, 1992. 421 p.

FREIRE, J. B. Da criança do brinquedo e do esporte. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 02, n. 13, p. 299-307, 1992.

HUIZINGA, J. Homo-ludens: o jogo como elemento da cultura. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1990. 256 p.

LUCENA, R. O esporte na cidade: aspectos do esforço civilizador brasileiro. Campinas: Autores Associados, 2001. 153 p.

MELO, V. A. História da educação física e do esporte no Brasil. São Paulo: IBRASA, 1999. 115 p.

MENDES, Maria Isabel Brandão de Souza. O conhecimento do corpo na Educação Física escolar. In NÓBREGA, Terezinha Petrucia (Org). O ensino de Educação Física de 5ª a 8ª série. 2005. p. 70-79.

NÓBREGA, Terezinha Petrucia. O mundo vivido e a cultura elaborada: processos de conhecimento na Educação Física escolar. In NÓBREGA, Terezinha Petrucia (Org). O ensino de Educação Física de 5ª a 8ª série. 2005. p. 83-90.

________. De quantos anos precisa um artista para poder falar com sua própria voz? Notas, memórias e experiências com a educação de crianças. In: CAPISTRANO, N. J.; PONTES, G. (Org.). O ensino de educação física e artes na infância. Coleção Cotidiano Escolar, v. 4, n. 1, p. 09-23, Natal: Paidéia, 2008.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. 662 p.

Téléchargements

Publiée

2010-03-20

Comment citer

Melo, J. P. de, & Dias, J. C. N. de S. e N. (2010). Do Jogo e do Lúdico no Ensino da Educação Física Escolar. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 13(1). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2010.830

Numéro

Rubrique

Artigos de Revisão