Lazer e Meio Ambiente
As Práticas Educativas e de Sensibilização na Natureza por Meio do Lazer e seu Potencial na Estação de Pesquisa, Treinamento e Educação Ambiental – Mata do Paraíso em Viçosa – MG
DOI :
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2009.842Mots-clés :
Lazer, Meio Ambiente, Modelos Ambientais, Pesquisa Ambiental, Planejamento Ambiental.Résumé
As atividades de aventura enquanto possibilidades de lazer constituem-se em uma importante fonte de reflexão sobre as questões ambientais contemporâneas. Este trabalho procurou compreender a visão do público que visita o espaço natural público da Estação de Pesquisa, Treinamento e Educação Ambiental- Mata do Paraíso em Viçosa- Minas Gerais. O modelo de pesquisa escolhido foi a Pesquisa-ação, devido às atividades deste estudo se caracterizarem pelo envolvimento direto do pesquisador em projetos de extensão neste espaço. Foi possível identificar que o lazer constitui-se no principal interesse do público visitante. Conclui-se que a utilização desse espaço para atividades de lazer foi capaz de promover experiências educativas significativas de sensibilização para a relação ser humano/natureza, bem como, produzir conhecimento para os órgãos e agentes envolvidos no planejamento crítico de atividades educativas neste local.
Téléchargements
Références
BRASIL. Lei n. 9.985 de 18 de junho de 2000. Regulamenta o art. 225, § 1o, incisos I, II, III, e VII da Constituição Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências. Disponível em: http://barreiros.arq.br/legislacao/leg_federal/Lei%209985-00.pdf. Acesso em: 10 jun. 2008.
BRETON, D. Lê. Sociologia do Risco. Paris: PUF, 1995.
BRUHNS, H. T. Explorando o lazer contemporâneo: entre a razão e a emoção. Movimento, Porto Alegre, v. 10, p. 93-104, 2004.
BRUHNS, H. T. Lazer e meio ambiente: corpos buscando o verde e a aventura. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.18, n.2, p.86-91, 1997.
CAMARGO, L.O. de L. Educação para o lazer. São Paulo: Moderna, 1998.
CHAO, C. H. N. Manejando o lazer em áreas de potencial ecoturístico: o caso do Colégio Agrícola de Jundiaí/RN. 167f. Mestrado (Dissertação) - Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.
CORNELL, Joseph. Brincar e Aprender com a Natureza. São Paulo: SESC, Melhoramentos, 1996.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007. GONÇALVES, C. W. OS (des) Caminhos do Meio Ambiente. São Paulo: Contexto, 1989.
IANNI, Octávio. Enigmas da Modernidade-Mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
LUCHIARI, M. T. D. P. . A Mercantilização das Paisagens Naturais. In: BRUHNS, H. T.; GUTIERREZ, L. G. (Org.). Enfoques Contemporâneos do Lúdico. Campinas: Autores Associados, 2002, p. 25-42.
MARCELLINO, N. C. Estudos do Lazer: uma introdução. 3. ed. Campinas: Autores associados, 1996.
______. Lazer e Educação. 2. Campinas: Papirus, 1990. ______. Lazer e Humanização. 2. Campinas: Papirus, 1995.
MARINHO, V. A. Natureza, Tecnologia e esporte: novos rumos. Revista Conexões: Educação, esporte e lazer, v. 1, n. 2. p.60-69. 1999.
______. Da aceleração ao Pânico de não fazer nada: Corpos aventureiros como possibilidade de resistência. In: MARINHO, A; BRUHNS, H. T.(Org.). Turismo, Lazer e Natureza. Barueri: Manole, 2003.
MELO V. A; ALVES JÚNIOR, E. Introdução ao Lazer. Barueri: Manole, 2003.
MONTEIRO, S. V. Modernidade, formas de subjetivação e amizade: potencialidades das experiências de lazer e aventura na natureza. (143f). Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.
OLEIAS, V. J. Conceito de lazer. Disponível em: www.cds.ufsc.br/~valmir/textos.html. Acesso em: 23 Jun. 2008.
PADILHA, V. Funcionalismo x Marxismo: diferentes formas de abordar o lazer. ENAREL, 2003.
PELLEGRINI FILHO, A. Ecologia, Cultura e Turismo. Campinas: Papirus, 1993. REQUIXA, Renato. O Lazer no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1977.
SCHWARTZ, G. M.. Dinâmica Lúdica: Novos Olhares. São Paulo: Monole, 2004.
TAHARA, A.K; SCHWARTZ, G. M. Atividades de aventura na natureza: Investindo na qualidade de vida. Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana, 3., Simpósio Paulista de Educação Física, 9., 2003. Anais ... Rio Claro, 2003.
TAHARA, A.K; DIAS, V.K; SCHWARTZ, G. M. A aventura e o lazer como coadjuvantes do processo de Educação Ambiental. Pensar a prática, Goiânia, v.9, n.1 jan. /jun. 2006. Disponível em: (www.boletmef.com.br). Acesso em: 23 jun. 2008.
THILOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1985.
VILLAVERDE, S. Da natureza do espaço ao espaço da natureza: reflexões sobre a relação corpo-natureza em parques públicos urbanos. Dissertação (Mestrado) -UNICAMP, Campinas, 1999.
______. Modernidade, Formas de Subjetividade e Amizade: Potencialidades das Experiências de Lazer e Aventura na Natureza. Tese. (Doutorado) - UNICAMP, Campinas, 2003a.
______. Refletindo sobre Lazer/ Turismo na Natureza, Ética e relações de Amizade. In; MARINHO, A; BRUHNS, H.T. (Org). Turismo, Lazer e Natureza. Barueri: Manole, 2003b.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 2015
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.