Lazer para que te Quero Ver
Desarmando Violências, Cultivando Vidas e Transformando o Social
DOI :
https://doi.org/10.35699/2447-6218.2009.867Mots-clés :
Lazer, Violência, Adolescente, Mudança social, Condições SociaisRésumé
Este estudo consiste em verificar a contribuição social do lazer para adolescentes envolvidos em casos de violência, no bairro do Curuçambá, município de Ananideua, estado do Pará. Partiu-se da implementação de um programa de lazer, no período de três meses, envolvendo-os em diferentes atividades. O lazer surge neste estudo como um meio para o acesso à socialização do indivíduo; um direito que independe de classes sociais, aspectos e condições físicas, mentais e sensoriais apropriadas. Houve resultados positivos com significativa mudança na relação que os adolescentes estabeleciam com a violência, possibilitando, assim, uma nova perspectiva de vida e desenvolvendo uma visão mais cooperativa e solidária de mundo. O trabalho é resultado de um estudo de caso (GIL, 2002), com a utilização da metodologia da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1985), que abrangeu as seguintes dimensões: planejamento, ação, observação e reflexão, com a utilização de entrevistas semi- estruturadas (LAKATOS, 1999).
Téléchargements
Références
ASSIS, Sávio. Reinventando o esporte: possibilidades da prática pedagógica: refletindo sobre a escola capitalista. Campinas: Autores associados. 2001.
BARBIER, René. A pesquisa-ação. 2. ed. Brasília: Plano Editora, 2002.
BROWN, G. Jogos cooperativos: teoria e prática. 2. ed. São Leopoldo: Sinodal, 1995.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 2. ed. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.
DUTRA, Valvim. M. Renasce Brasil: Segurança e prevenção da violência. São Paulo: Nova Ordem, 2002.
EISENSTEIN, Evelyn. Adolescência: definições, conceitos e critérios-revista adolescência e saúde. Revista oficial do núcleo de estudos da saúde do adolescente, v. 2, n. 2, 2005.
FREIRE, João Batista (Org.). A questão da competição. In: FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 1989.
GALLAHUE, David; OZMUN, Jonh. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês crianças, adolescentes e adultos. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2001.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas,1999.
FILHO, Ari Lazarotti. Formação para a ação: a experiência do esporte e lazer da cidade no “Nortão” do Mato Grosso. In: CASTELANNI FILHO, Lino (Org.) Gestão Pública e Política de Lazer: a formação de agentes sociais. Campinas: Autores Associados, 2007.
MARCELLINO, Nelson Carvalho (Org.). Lazer e esporte: políticas publicas. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2001.
______. Pedagogia da animação. 6. ed. Campinas: Papirus. 1989.
______. Estudos do lazer: uma introdução. Campinas: Autores Associados, 1996. MATOS, Lucília da Silva. Entre a casa e a rua, a Escola Circo: Representações sobre o lazer e o trabalho. Belém: UFPA, 2001. (Projeto de pesquisa).
______. Belém, do direito ao lazer ao direito a cidade. In: MARCELLINO, Nelson Carvalho (Org.). Lazer e esporte: políticas publicas. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2001.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. É possível prevenir a violência? Reflexões a partir do campo da Saúde Pública. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de janeiro, v. 1, n. 4, p. 7- 32, 1999.
______. A violência social sob a perspectiva da Saúde Pública. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 10, n.1, p. 07-18, 1994.
______. (Org.). Bibliografia comentada da produção científica brasileira sobre violência e saúde. Rio de Janeiro: ENSP, 1999.
SEGALIN, Andréia; TRZCINSKI, Clarete. A face oculta do ato infracional na adolescência da responsabilização do adolescente à irresponsabilidade pública e social. In: REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 58., 2006, Florianópolis. Anais ...Florianópolis: SBPC, 2006.
SILVA, José Fernando Siqueira da. O método em Marx e o estudo da violência estrutural. 2. ed. São Paulo: Vozes. 2002.
STIGGER, Marco Paulo, Esporte, lazer e estilos de vida: Um estudo etnográfico. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2002.
SOARES, Carmem Lúcia. Corpo, conhecimento e educação: notas esparsas. Campinas: Autores Associados. 2001.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1985.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 2015
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.