Lazer e Processos Educativos

O Olhar de Gestores de Clubes de Empresas

Autores

  • Robson Amaral da Silva Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
  • Luiz Gonçalves Junior Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2009.873

Palavras-chave:

Relações interpessoais, Gestão de Qualidade total, Gestão de empresas, Lazer

Resumo

O trabalho buscou através de pesquisa com enfoque fenomenológico, modalidade fenômeno situado, compreender os processos educativos presentes na prática social lazer, a partir dos discursos de três gestores de dois clubes de empresas. Na construção dos resultados formaram-se as seguintes categorias: A) Lazer para relaxar e voltar ao trabalho; B) Relacionamento interpessoal no lazer; C) Possibilidades de lazer proporcionadas pela empresa. Sendo assim, pudemos identificar processos educativos de cooperação, atenção às regras, reivindicação, dialogicidade, alienação e possibilidade de conhecimento de uma nova localidade. Estes processos educativos se dão na convivência, através do relacionamento interpessoal durante as interações realizadas nas ações de lazer proporcionadas pelas empresas.

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Publicado

2009-06-20

Como Citar

Silva, R. A. da, & Gonçalves Junior, L. (2009). Lazer e Processos Educativos: O Olhar de Gestores de Clubes de Empresas. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 12(2). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2009.873

Edição

Seção

Artigos Originais