Lazer, Experiência Turística, Mediação e Cidadania

Um Estudo sobre o Projeto Turismo Jovem Cidadão (SESC-RJ)

Auteurs

  • Bernardo Lazary Cheibub Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI :

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2009.878

Mots-clés :

Lazer, Experiência turística, Mediação, Cidadania

Résumé

Este trabalho teve por objetivo analisar o projeto Turismo Jovem Cidadão (TJC), uma iniciativa do Serviço Social do Comércio (Sesc) do Rio de Janeiro, que intenta proporcionar, a jovens de comunidades de baixa renda do bairro da Tijuca, visitas a pontos turísticos e equipamentos de lazer e cultura da cidade. No decorrer das atividades foram realizadas esquetes e dinâmicas informativas sobre a formação acadêmica e as principais funções dos trabalhadores que integram o TJC. Para a coleta de dados, examinamos criticamente o documento escrito de elaboração da proposta e realizamos entrevistas semi-estruturadas com profissionais e jovens que participaram do TJC, norteadas por quatro categorias de análise: os entendimentos de lazer, de turismo e de mediação; e a contribuição efetiva para os envolvidos. Os resultados demonstraram que os profissionais não possuem uma compreensão teórica aprofundada sobre os conceitos de lazer, turismo, mediação e cidadania. Neste sentido, não surpreende que tenhamos constatado que os jovens tenham identificado como a maior contribuição do projeto a ampliação do horizonte profissional e não exatamente a formação cultural. De qualquer maneira, vale destacar, ainda que com restrições e limites, as mediações adotadas indicam a busca de estratégias pedagógicas construídas coletivamente, convidando os jovens a participarem ativamente das ações do TJC.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2009-06-20

Comment citer

Cheibub, B. L. (2009). Lazer, Experiência Turística, Mediação e Cidadania: Um Estudo sobre o Projeto Turismo Jovem Cidadão (SESC-RJ). LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 12(2). https://doi.org/10.35699/2447-6218.2009.878

Numéro

Rubrique

Tome Ciência