Formação e qualificação para atuação profissional em lazer: o caso da política pública de Piracicaba – SP

Auteurs

  • Gustavo André Pereira de Brito UNIMEP

Mots-clés :

Lazer, Formação Profissional, Qualificação Profissional, Política Pública, Animação Sociocultural.

Résumé

Essa pesquisa tem como objetivo diagnosticar qual a formação e como se processa a
qualificação para atuação profissional dos recursos humanos que atuam nos programas e
projetos de lazer desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades
Motoras – SELAM, da prefeitura da cidade de Piracicaba-SP. Metodologicamente a
pesquisa se caracterizou, quanto ao tipo, como uma combinação entre pesquisa
bibliográfica, desenvolvida por meio do Sistema de Bibliotecas da UNIMEP e de
ferramentas da internet; e pesquisa de campo, dividida em dois momentos: Primeiro
realizamos a pesquisa documental junto a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Esportes,
Lazer e Atividades Motoras – SELAM com levantamento de dados relativo ao assunto e
posterior análise de conteúdo; e num segundo momento passamos a pesquisar os espaços
por meio de observação participante, que se pautou no acompanhamento da atuação dos
profissionais em alguns equipamentos específicos de lazer na cidade de Piracicaba – SP.
Além da observação participante, foi utilizada como técnica de coleta de dados o
questionário, no intuito de possibilitar respostas mais complexas que permitam um maior
esclarecimento dos fatos.

 

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Gustavo André Pereira de Brito, UNIMEP

Membro do Grupo de Pesquisa em Lazer (GPL) – Unimep.

Téléchargements

Publiée

2008-04-20

Comment citer

de Brito, G. A. P. (2008). Formação e qualificação para atuação profissional em lazer: o caso da política pública de Piracicaba – SP. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 11(1). Consulté à l’adresse https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/917

Numéro

Rubrique

Tome Ciência