Educação e cultura popular: inclusão social pela capoeira

Auteurs

  • Leandro Ribeiro Palhares Departamento de Educação Física e Desportos Universidade Federal do Acre

DOI :

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2007.924

Mots-clés :

Capoeira, Cultura, Educação.

Résumé

RESUMO: No mundo atual o esporte pode ser uma alternativa de inclusão social e
educação. Neste contexto, a capoeira é capaz de favorecer a aquisição de valores
culturais e educacionais e promover a inclusão social através do movimento, da arte e da
música. Desta forma, o presente estudo sugere que a capoeira, enquanto manifestação
cultural popular brasileira seja incorporada aos ambientes formais de educação, a
exemplo das escolas e universidades.

EDUCATION AND POPULAR CULTURE: THE SOCIAL INCLUSION BY
CAPOEIRA
ABSTRACT: Nowadays, the practice of sport can be an alternative way of social
inclusion and education. In this context, capoeira can favor the acquisition of cultural
and educational values and promote the social inclusion trough movement, art and
music. Therefore, this paper suggests that capoeira, a Brazilian popular cultural
manifestation, would be incorporated in the environments of formal education (e.g.
schools and universities).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2007-12-20

Comment citer

Palhares, L. R. (2007). Educação e cultura popular: inclusão social pela capoeira. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 10(3). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2007.924

Numéro

Rubrique

Artigos Originais