O “Alfabeto da Saúde” e o Desejo do Brincar Controlado

Autores

  • Maria Isabel Brandão de Souza Mendes Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Kaline Ligia Estevam de Carvalho Pessoa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Marcel Alves Franco Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Milena de Oliveira Aguiar Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1775

Palavras-chave:

Saúde, Atividades de Lazer, Corpo Humano

Resumo

É raro encontrar estudos que investigam materiais pedagógicos de divulgação do final do século XIX e início do XX, como é o caso da Cartilha de Higiene: Alfabeto da Saúde. Nesta pesquisa objetivamos refletir sobre a maneira como a saúde e a ludicidade são compreendidas e orientadas nas práticas instituídas por essa Cartilha. Trata-se de uma pesquisa documental que utilizou a análise de conteúdo, construindo as seguintes categorias: “Saúde, Felicidade e Higiene” e “A Ludicidade em busca da Saúde”. Diante dos resultados encontrados, identificamos práticas que impunham, de certa forma, à população, uma padronização nas atitudes para que se obtivesse saúde. Tais atitudes influenciavam em todos os campos do contexto social, a saber: relações sociais, o lazer, os ambientes familiares, as escolas. Destacamos ainda  que a alegria pura e livre contida nos espaços de lazer e nas horas lúdicas parecem estar sendo sempre vigiadas. O que nos faz apontar a necessidade de refletirmos sobre a naturalização dessas ações ainda nos dias atuais. 

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Publicado

2018-03-21

Como Citar

Mendes, M. I. B. de S., Pessoa, K. L. E. de C., Franco, M. A., & Aguiar, M. de O. (2018). O “Alfabeto da Saúde” e o Desejo do Brincar Controlado. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 21(1), 218–240. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1775

Edição

Seção

Artigos Originais