Abordagem Sociocognitiva do Discurso

Uma Alternativa para Análise Crítica pelos Estudos do Lazer

Autores

  • Marcos Gonçalves Maciel Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Unidade Ibirité
  • Luiz Alex Silva Saraiva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • José Clerton Oliveira Martins Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1867

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Academias de Ginástica, Exercício

Resumo

Pesquisas com enfoque qualitativo apresentam diferentes técnicas para a interpretação dos dados. Uma das alternativas é a abordagem sociocognitiva do discurso proposta pelo linguista Van Dijk. A ênfase é a interação de três dimensões categóricas: ideologia, contexto social e a cognição. Assim, o objetivo deste estudo é apresentar essa proposta como possibilidade para a interpretação nos Estudos do Lazer. Como base empírica analisamos o entendimento que profissionais de Educação Física e alunos de um programa governamental de atividade física em Belo Horizonte/MG têm sobre o lazer. Os resultados demonstram um paradoxo teórico-prático entre o entendimento e a vivência do lazer, notadamente quanto à atividade física realizada no referido programa. Concluímos que o uso dessa abordagem apresenta uma importante contribuição para a análise crítica do fenômeno social do lazer.

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Publicado

2018-09-24

Como Citar

Maciel, M. G., Saraiva, L. A. S., & Martins, J. C. O. (2018). Abordagem Sociocognitiva do Discurso: Uma Alternativa para Análise Crítica pelos Estudos do Lazer. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 21(3), 193–232. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1867

Edição

Seção

Artigos Originais