Intersecções entre Balé, Gênero e Sexualidade na Produção Acadêmica no Brasil

Revisão de Teses e Dissertações

Autores

  • Maria Thereza Oliveira Souza Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • André Mendes Capraro Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.36330

Palavras-chave:

Balé, Gênero, Sexualidade

Resumo

O objetivo deste estudo foi descrever como foram tratadas as questões de gênero e sexualidade nas teses e dissertações sobre balé no Brasil até 2019. Foi realizada busca no banco da CAPES e dado maior ênfase analítica aos trabalhos com proximidade aos conceitos e análises históricas, sociais e culturais. Houve um padrão de problematizações referentes à aproximação do universo do balé às características de feminilidade, sendo que isso produz, simultaneamente, o afastamento da lógica social de masculinidade e a estigmatização dos homens que dançam – foram comuns afirmações de que, pelo senso comum, esse ambiente é atrelado à homossexualidade. Acredita-se que uma alternativa viável e talvez inovadora seja admitir a existência de ações subversivas propositais em relação às regras heteronormativas dos homens nesse universo artístico.

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Publicado

2021-09-27

Como Citar

Souza, M. T. O., & Capraro, A. M. (2021). Intersecções entre Balé, Gênero e Sexualidade na Produção Acadêmica no Brasil: Revisão de Teses e Dissertações. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 24(3), 356–378. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.36330

Edição

Seção

Artigos Originais