Crianças com Deficiência e a Importância do Brincar no Recreio

Autores

  • Rejane Helena Damas Escola Municipal Cecília Meireles
  • Neil Franco Pereira de Almeida Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.36335

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Jogos e Brinquedos, Educação Básica

Resumo

Este estudo apresenta reflexões teóricas sobre um projeto de intervenção pedagógica realizado entre 2018 e 2019 que teve como objetivo analisar se a introdução de brincadeiras e jogos nos momentos de recreio em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora poderia promover a inclusão de crianças com deficiência. Ancorou-se na correlação de fontes bibliográficas, documentais e empíricas utilizando-se para a construção de dados de observações das crianças e conversas informais com docentes que foram registradas em um caderno de campo. O processo de se organizarem autonomamente nas brincadeiras do recreio seria uma possível realidade mediante um processo de intervenção mais prolongado, uma vez que o interesse em brincar foi manifestado mesmo sem a mediação das professoras, assim como a iniciativa de integração por parte das crianças daquelas com diagnóstico de Síndrome de Down.

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Publicado

2021-09-27

Como Citar

Damas, R. H., & Almeida, N. F. P. de. (2021). Crianças com Deficiência e a Importância do Brincar no Recreio. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 24(3), 449–470. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.36335

Edição

Seção

Artigos Originais