“1, 2, 3 Salve Eu”
Interpretando Desenhos sobre Brincadeiras Preferidas
DOI:
https://doi.org/10.35699/2447-6218.2023.49541Palavras-chave:
Brincadeiras, Desenho infantil, InfânciaResumo
O objetivo do estudo é analisar as brincadeiras preferidas de crianças por meio da interpretação de desenhos infantis. A brincadeira é considerada uma atividade típica da infância, atribuída de significação social. O desenho, por sua vez, é uma expressão das crianças que possibilita a produção de sentidos e significados às suas experiências. Os desenhos foram produzidos por crianças do Ensino Fundamental de três escolas públicas, localizadas em Brasília, Campinas e São Luís. A análise ocorreu por meio da classificação e interpretação das brincadeiras desenhadas. Conclui-se que as crianças evidenciaram a preferência por brincadeiras tradicionais. Entretanto, as atividades esportivas e os elementos midiáticos também foram representados, demonstrando diversidade de padrões culturais nas práticas lúdicas infantis.
Referências
ANDRADE, Marcelo; PEREZ, Clotilde. Os rituais do brincar midiatizado: uma reflexão sobre a articulação de sentidos na produção e no consumo no brincar online da criança conectada. Revista Contracampo, v. 40, n. 3, 2021. DOI: https://doi.org/10.22409/contracampo.v40i3.50984
BARRETO, A. C. "Brincadeiras de todos": perspectivas das crianças de uma escola de Brasília. 2018. 215f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação Física, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
BEZERRA, Alana Simões; ALVES, Lucas Bezerra. Percepção de Alunos do Ensino Médio sobre as Contribuições das Brincadeiras e Jogos Realizados na Infância para o Desenvolvimento Motor e Cognitivo. LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 26, n. 1, p. 1-22, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.35699/2447-6218.2023.45503. Acesso em: 19 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.35699/2447-6218.2023.45503
BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1. Brasília, DF, p. 13563, 16 jul. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/L8069.htm. Acesso em: 12 mar. 2021.
BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. Revista da Faculdade de Educação, v. 24, n. 2, p. 103-116, jan. 1998. Disponível em: https://doi.org/10.1590/rfe.v24i2.59630. Acesso em: 20 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-25551998000200007
COELHO, Vitor Antonio Cerignoni et al. O brincar e se movimentar na educação infantil: reflexões sobre a legislação, os documentos oficiais e a prática pedagógica na escola. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 32, p. 155-170, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2372. Acesso em: 23 fev. 2023.
CORSARO, William Arnold. A Entrada no campo, aceitação e natureza da participação nos estudos etnográficos com crianças pequenas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 442-464, maio/ago. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/HkDSKzZZJKdsSFtqBHmZxbF/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000200008
CORSARO, William. Ação coletiva e agência nas culturas de pares de crianças. Tradução Manuela Ferreira. São Paulo: Ática, 2003.
DIP, Flávia Franzini; TEBET, Gabriela Guarnieri de Campos. Sociologia da Infância, Protagonismo Infantil e Cultura de Pares: um mapeamento da produção acadêmica sobre o tema. Zero-a-seis, v. 21, n. 39, p. 31-50, jan/jun. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2019v21n39p31. Acesso em: 3 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2019v21n39p31
FANTIN, Monica. As crianças e o repertório lúdico contemporâneo: entre as brincadeiras tradicionais e os jogos eletrônicos. Revista Espaço Pedagógico, v. 13, n. 2, p. 9-24, jul./dez. 2006. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/7829. Acesso em: 22 nov. 2022.
FARIAS, M. J. A. “Não é briga não... é só brincadeira de lutinha”: cotidiano e práticas corporais infantis. 2015. 130f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
FERREIRA, F. M. Nos tempos de brincar: por uma etnografia das culturas infantis nos espaços da escola. 2020. 213f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
FRANÇA, Filipe Gabriel Ribeiro; GOMES, Luciana de Freitas. Educação Física escolar em tempos de pandemia: O trabalho em uma escola com jogos e brincadeiras tradicionais durante o Regime Especial de Atividades não Presenciais na rede estadual de ensino de Minas Gerais. Revista Ponto de Vista, v. 10, n. 1, p. 01-09, 2021. DOI: https://doi.org/10.47328/rpv.v10i1.11508
GAITÁN MUÑOZ, Lourdes. La nueva sociología de la infancia. Aportaciones de una mirada distinta. Política y Sociedad, v. 43, n. 1, p. 9-26, 19 jun. 2006.
GOBBI, Marcia Aparecida. Mundos na ponta do lápis: desenhos de crianças pequenas ou de como estranhar o familiar quando o assunto é criação infantil. Linhas Críticas, v. 20, n. 41, p. 147-165, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.26512/lc.v20i41.4265. Acesso em: 12 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v20i41.4265
GOBBI, Marcia Aparecida. Desenhos e fotografias: marcas sociais de infâncias. Educar em Revista, p. 135-147, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40602012000100010. Acesso em: 04 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602012000100010
GOLDBERG, Luciane; FROTA, Ana Maria Monte Coelho. O desenho infantil como escuta sensível na pesquisa com crianças: inquietude, invenção e transgressão na elaboração do mundo. Revista de Humanidades, v. 32, n. 2, p. 172-179, 2018. DOI: https://doi.org/10.5020/23180714.2017.32.2.172-179
JURDI, Andrea Perosa Saigh; SILVA, Carla Cilene Baptista; LIBERMAN, Flavia. Inventários das brincadeiras e do brincar: ativando uma memória dos afetos. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 22, p. 603-608, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0978
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brincadeira e a Educação Física na pré-escola. Motrivivência, n. 9, p. 66-77, 1996.
KUNZ, Elenor; COSTA, Andrize Ramires. A imprescindível e vital necessidade da criança: “Brincar e Se-Movimentar”. In: KUNZ, Elenor. Brincar e se-movimentar: tempos e espaços de vida da criança. Unijuí, RS: Ed. Unijuí, 2015.
MARTINS, Ida Carneiro; CRUZ, Maria Nazaré. Brincar na rua e brincar na escola: Infância, lazer e educação. Impulso, v. 24, n. 61, p. 17-30, 2014. DOI: https://doi.org/10.15600/2236-9767/impulso.v24n61p17-30
MEDA, Júri. Los dibujos infantiles como fuentes históricas: perspectivas heurísticas y cuestiones metodológicas. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, v. 14, n. 3, p. 139-165, set./dez. 2014. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbhe/v14n03/v14n03a05.pdf. Acesso em: 22 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.4025/rbhe.v14i3.605
MÉLO, Tainá Ribas; FINK, Karina. Mídias: Amigas ou vilãs? Qual a influência sobre o desenvolvimento das crianças. In: ARAÚJO, Luize Bueno de; ISRAEL, Vera Lúcia. Desenvolvimento da Criança: Família, Escola e Saúde. Curitiba: Omnipax, 2017. p. 89-106. DOI: https://doi.org/10.7436/2017.dcfes.06
MONTEIRO, Vinicius Augusto do Nascimento; SANTOS, Silvan Menezes dos. O duplo aspecto educativo dos jogos digitais como vivência de lazer de crianças e jovens. LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 24, n. 2, p. 545-578, 2021. DOI: https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.34961
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Convenção sobre os Direitos da Criança. 1989. Disponível em:https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca. Acesso em: 15 abr. 2021.
PASSOS, Elia Raquel Alves Portella; TOCANTINS, Geusiane Miranda de Oliveira; WIGGERS, Ingrid Dittrich. Representações midiáticas nas brincadeiras das crianças. In_: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 20; CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 7, 2017, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: CBCE, 2017. Tema: Democracia e Emancipação: desafios para a Educação Física e Ciências do Esporte na América Latina.
SILVA, Alberto Nidio Barbosa de Araújo. Jogos, brinquedos e brincadeiras: trajectos intergeracionais. 2010. Tese (Doutorado em Estudos da Criança) – Universidade del Minho, Portugal, 2010.
SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de; DARIDO, Suraya Cristina. Refletindo sobre a tematização do futebol na Educação Física escolar. Motriz: Revista de Educação Física, v. 16, p. 920-930, 2010. DOI: https://doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n4p920
TOCANTINS, Geusiane Miranda de Oliveira; WIGGERS, Ingrid Dittrich. As tecnologias da informação e comunicação e a prática pedagógica na educação física escolar. In: CONGRESSO CENTRO-OESTE DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 4.; CONGRESSO DISTRITAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 1, 2010, Brasília. Anais [...]. Brasília: CBCE, 2010.
VIEIRA, Camila Aguiar. Educação física, desenhos e memórias: uma contribuição por meio da coleção de desenhos infantis do grupo de pesquisa imagem. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
WIGGERS, Ingrid Dittrich; OLIVEIRA, Mariana de; FERREIRA, Ivan. Infância e educação do corpo: as mídias diante das brincadeiras tradicionais. Em aberto, Brasília, v. 31, n. 102, maio./ago. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.31i102.3845. Acesso em: 07 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.31i102.3845
WIGGERS, Ingrid Dittrich et al. Colecionando desenhos e compreendendo as crianças: a experiência de organizar um acervo de desenhos infantis. Humanidades e Inovações, Tocantins, v. 8, n. 33, p. 1-12. abr. 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4830. Acesso em: 23 jan. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.